Está circulando nas redes sociais um rumor de que uma atualização futura do Instagram vai fazer com que a rede social mostre quem visualizou seu perfil. O assunto começou quando uma captura de tela mostrando a suposta novidade foi divulgada. Veja:
Na imagem, é possível ver uma notificação escrito que determinadas pessoas "visitaram seu perfil". Foi o suficiente para que os internautas se agitassem e começassem a comentar sobre o tema.
Muita gente repudiou a ferramenta, que pode "dedurar" quem fica stalkeando outras pessoas no Instagram. O recurso funcionaria de forma similar ao que existia no finado Orkut ou ao que existe atualmente no LinkedIn.
Apesar do alvoroço causado, tudo indica que a novidade não passa de uma mentira. Ao analisar com calma a imagem em questão, é possível ver que a fonte da letra usada na palavra "visited" é diferente da utilizada na palavra "liked" - a segunda se trata de uma notificação legítima, enquanto a primeira não passaria de uma manipulação.
A reportagem entrou em contato com a assessoria de imprensa do Instagram para checar a veracidade do rumor, mas não obteve respostas até a publicação desta matéria.
Depois de ter lançado, no início do ano, uma visualização integrada do Gmail na web, com a possibilidade de alternância entre o Chat, o Meet e o Spaces, o Google anunciou, na terça-feira (28), um redesign do Material You para facilitar a vida dos usuários. A reformulação atende vários pedidos de revisão, inclusive a possibilidade de reverter toda a experiência, implantada por padrão, para um "Gmail clássico".
Na nova experiência visual, o fundo branco padrão foi substituído por um azul claro fosco com tons mais claros e escuros. O menu à esquerda, por exemplo, assumiu uma tonalidade mais escura, enquanto os emails terão duas cores: azul para os já lidos e o branco original para os ainda não lidos. Essa lista também está mais visível, com o botão "escrever", no canto superior esquerdo, assumindo a forma de um retângulo com cantos arredondados.
Como funcionará a nova experiência visual do Gmail?
De acordo com o Google, "quando ativado, o novo menu de navegação permite alternar facilmente entre sua caixa de entrada, conversas importantes e participar de reuniões sem precisar alternar entre guias ou abrir uma nova janela". Naturalmente, a nova experiência depende da edição do Workspace, ou seja, quem tem apenas o Gmail continuará tendo uma configuração só de Gmail.
Já os usuários de Gmail, Chat e Meet poderão selecionar quais aplicativos desejam incluir na sua nova experiência, podendo assim configurar uma visualização personalizada de suas opções preferidas nas configurações rápidas. Mas, se preferirem, poderão usar apenas a configuração do Gmail.
Embora disponível para todos os usuários com contas pessoais do Google e usuários individuais do Google Workspace, esse lançamento será gradual, o que significa que nem todos o verão imediatamente. Mais detalhes sobre o novo layout integrado do Gmail estão disponíveis na Central de Ajuda do Google.
No início deste ano, o primeiro estágio de um foguete, com cerca de três toneladas, colidiu com a Lua. O choque, que já estava previsto havia meses, aconteceu na manhã do dia 4 de março, às 9h25 (pelo horário de Brasília).
O local da colisão foi a cratera Hetzsprung, com 530 km de diâmetro, localizada no lado distante da Lua, que não é visível aqui da Terra. Na época, cientistas acreditavam que os efeitos do impacto seriam, no máximo, uma pequena cratera e um pouco de poeira.
publicidade
Para surpresa de todos, imagens das proximidades de Hetzsprung feitas pela sonda Lunar Reconnaissance Orbiter (LRO), da NASA, recebidas recentemente pelas equipes científicas, mostram que, na verdade, foram formadas duas crateras em consequência da colisão: uma cratera oriental (com 18 metros de diâmetro) sobreposta a uma cratera ocidental (com 16 metros de diâmetro).
Segundo um comunicado da agência, a cratera dupla pode indicar que o corpo do foguete tinha grandes massas em cada extremidade. Normalmente, um foguete usado tem massa concentrada na extremidade em que está o motor. O resto do estágio consiste principalmente de um tanque de combustível vazio.
Leia mais:
Embora especulações dizem se tratar de um foguete chinês, ainda não se sabe ao certo sua origem, que, primeiramente, chegou a ser atribuída à SpaceX. “Como a origem do foguete continua incerta, a natureza dupla da cratera pode ajudar a indicar sua identidade”, disse Mark Robinson, investigador principal da câmera da LRO.
Outros foguetes já se chocaram contra a Lua, mas nenhum outro impacto criou crateras duplas. As quatro crateras deixadas pelos estágios SIV-B dos foguetes das missões Apollo 13, 14, 15 e 17 tinham contornos um pouco irregulares e eram substancialmente maiores (mais de 35 metros) do que cada uma das crateras duplas.
Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
A Claro está com problema hoje (27) desde o início da tarde, segundo relatos nas redes sociais. Os clientes reclamam de que o sinal da Claro caiu e que não é mais possível acessar a internet móvel. A pane parece ter se iniciado por volta de 13h30. Não é possível saber a abrangência da pane, mas as postagens apontam que diversas cidades do estado de São Paulo estão sem serviço. Consumidores também não conseguem fazer ligações, ainda de acordo com as queixas na internet.
O site de monitoramento de serviços DownDetector revela um aumento acentuado de reclamações a partir das 13h02. A trajetória ainda é crescente no momento da publicação deste texto. Os usuários da plataforma se queixam tanto da telefonia móvel quanto da internet fixa da antiga Net.
O TechTudo tentou contato com a empresa para saber a abrangência do problema e o prazo para resolução. Confira a atualização ao fim da matéria.
“AClaroinforma que, em função de uma instabilidade pontual, já solucionada, alguns clientes de São Paulo podem ter enfrentado dificuldades para acessar os serviços de voz e dados, no início da tarde desta segunda-feira (27). AClaroreforça que suas equipes técnicas trabalharam prontamente para restabelecer os serviços, que estão sendo normalizados gradativamente.”
Astrônomos descobriram um corpo de foguete misterioso, e totalmente descontrolado, indo em direção a uma colisão lunar no final do ano passado.
De acordo com Lunar Reconnaissance Orbiter da NASA, o impacto ocorreu em 4 de março, depois de detectar a cratera resultante.
Como detalhado pela NASA, surpreendentemente, a cratera é na verdade duas, uma oriental (18 metros de diâmetro) sobreposta a uma cratera ocidental (16 metros de diâmetro).
A cratera dupla inesperada pode indicar que o corpo do foguete tinha grandes massas em cada extremidade.
Normalmente, um foguete tem massa concentrada na extremidade do motor; o resto do estágio do foguete consiste principalmente em um tanque de combustível vazio.
Imagens revelam detalhes de ‘cratera misteriosa’ na superfície da lua que intrigou cientistas
Como a origem do corpo do su permanece incerta, a dupla natureza da cratera pode indicar sua identidade.
Como detalhado pela NASA, nenhum outro impacto de corpo de foguete na Lua criou crateras duplas.
As quatro crateras eram um tanto irregulares no contorno (Apollos 13, 14, 15, 17) e eram substancialmente maiores (mais de 35 metros) do que cada uma das crateras duplas.
Ainda de acordo com as informações, a largura máxima (29 metros, cerca de 31,7 jardas) da cratera dupla do corpo do foguete misterioso estava próxima à dos S-IVBs. Confira:
De acordo com uma nova notícia, finalmente temos um fato novo e importante sobre o lançamento desastroso de Cyberpunk 2077. Em dezembro de 2020, o jogo foi lançado com vários bugs, glitches e outros problemas, que foram sendo solucionados ao longo dos anos.
Agora, de acordo com esta nova informação, uma das razões é que uma empresa que deveria ter ajudado a CD Projekt RED, não cumpriu seu papel. Na verdade, a empresa chamada Quantic Lab, que tinha o dever de testar e certificar a qualidade do jogo para os desenvolvedores, não fez seu trabalho, entregando relatórios que não demonstravam a verdade. Acontece que a Quantic Lab teria mentido nos relatórios para evitar a perda de contrato.
Sem os relatórios corretos, a CD Projetk RED não sabia o que consertar e quando o jogo foi lançado, os verdadeiros problemas surgiram para os jogadores. E isso causou todo o problema. E vale lembrar que, na época do lançamento, a CD Projekt RED realmente disse que os testers afirmaram que não tinha bugs no jogo.
LEIA TAMBÉM:
Cyberpunk 2077 está disponível. A edição física vem com dois discos, onde um é destinado para a instalação, à exemplo do que foi feito em Red Dead Redemption II e The Last of Us Part II.
A Atari comemora o seu 50º aniversário nesta segunda-feira (27). Criada pelos engenheiros elétricos Nolan Bushnell e Ted Dabney, a companhia passou por altos e baixos, mantendo o seu legado vivo nos corações de velhos e novos jogadores. É seguro afirmar, aliás, que GTA 5, Minecraft e outros títulos famosos nem sequer existiriam sem a desenvolvedora responsável pelo icônico Atari 2600 e clássicos como Pong, Pitfall! e Space Invaders. Como tributo à sua história, o TechTudo selecionou oito curiosidades sobre a pioneira dos videogames para você conferir a seguir.
Um ano antes de Pong existir, Bushnell e Dabney projetaram juntos um arcade chamado Computer Space, em que o jogador controla um foguete contra duas naves espaciais. A ideia veio após Bushnell conhecer Spacewar! (1962), game desenvolvido por estudantes do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), e culminou no primeiro jogo eletrônico acessível ao grande público — visto que só existiam games para computadores na época, e eles eram muito caros. A produtora à frente de Computer Space se chamava Syzygy, que virou a Atari posteriormente.
Computer Space marcou o início dos fliperamas com jogo de combate espacial — Foto: Reprodução/80LV
2. Lançou o primeiro jogo lucrativo
Produzido e distribuído pela Atari, Pong (1972) era basicamente uma partida de tênis de mesa virtual disputada em que controlavam barras verticais para cima e para baixo, representando suas raquetes. Apesar das limitações técnicas, o arcade virou febre nos fliperamas norte-americanos e se tornou o primeiro jogo bem-sucedido comercialmente. Não demorou parar Pong ganha uma versão para o console Atari 2600, que vendeu 150 mil unidades durante as férias seguintes, rendendo sequências e mais edições para diversas plataformas, como Game Boy Advance, Nintendo DS e computadores.
Pong é um jogo simples que simula uma partida de ping-pong — Foto: Reprodução/WUSA9
3. Steve Jobs e Wozniak trabalharam na empresa
O fundador da Apple teve sua primeira e única experiência como empregado na Atari, entre 1974 e 1975. Inclusive, o seu chefe Nolan Bushnell relatou durante a Campus Party 2013 que Steve Jobs costumava trabalhar durante finais de semana inteiros e "cheirava mal", já que não havia chuveiro no escritório para tomar banho. Nesse período, Jobs se uniu a Steve Wozniak para desenvolver Breakout, jogo no estilo Pong cujo objetivo era destruir blocos no topo da tela sem deixar a bola cair. A dupla logo deixou a Atari para abrir a própria empresa de tecnologia.
Nolan Bushnell fala sobre a dupla Steve Jobs e Steve Wozniak em 2013 — Foto: TechTudo/Nick Ellis
4. O pior jogo da história
Com o triunfo do Atari 2600, muitos estúdios passaram a entregar títulos com pouca qualidade para o console, pensando que venderiam bem mesmo assim. O maior exemplo disso foi o lançamento às pressas de E.T. the Extra-Terrestrial, game baseado no longa-metragem de Steven Spielberg. O intuito era finalizar o produto antes do Natal de 1982 para aproveitar o sucesso do filme, mas o resultado desagradou os consumidores e causou um prejuízo de aproximadamente US$ 100 milhões à Atari. Dessa maneira, E.T. conquistou a amarga fama de pior jogo da história.
A adaptação do filme E.T. – O Extraterrestre foi um fracasso de vendas — Foto: Reprodução/Atari Archives
5. Milhões de cartuchos foram enterrados no deserto
O fracasso de E.T. teria ainda outro capítulo curioso. Insatisfeitos com bugs e trechos inacabados, cada vez mais consumidores insatisfeitos pediam reembolso. Àquela altura do campeonato, manter o jogo nas prateleiras seria pior imagem e aos cofres da Atari, que ficou sem saída. A empresa então retirou milhões de cartuchos das lojas e os enterrou no deserto de Alamogordo, no Novo México (EUA). O episódio virou lenda urbana, mas foi confirmado após escavações realizadas durante as gravações do documentário Atari: Game Over (2014).
Zak Penn, diretor de Atari: Game Over, segura um cartucho desenterrado — Foto: Reprodução/IMDb
6. O terrível crash de 1983
O ano de 1982 trouxe muitas coisas boas para o mundo dos jogos, desde o nascimento de grandes produtoras e distribuidoras, como a EA e a Lucasfilm Games, até a chegada de Pitfall!, River Raid e Pac-Man, que teve mais de 7 milhões de cópias vendidas. No ano seguinte, contudo, a demanda já não acompanhava a oferta excessiva de consoles e jogos, muitas vezes cópias genéricas de clássicos, e a bolha estourou. Vendas e lucros em baixa colapsaram mercado, originando o famoso "Crash dos Videogames de 1983". Já frágil financeiramente, a Atari foi dissolvida pela Warner, e suas partes vendidas para a Bandai e a Tramel Technology, empresa do fundador da Commodore.
Embora seja tecnicamente inferior ao arcade, Pac-Man foi o game mais vendido para Atari 2600 — Foto: Reprodução/8bit Arcade
7. Detém o recorde de easter egg mais antigo dos games
O easter egg mais antigo a ser descoberto em um jogo está escondido em Starship 1 (1977), segundo o Guinness World Records, sendo descoberto em 2017. Quando uma sequência específica de botões é pressionada, a mensagem secreta "Hi Ron!" aparece na tela, e o jogador ganha 10 vidas extras. O detalhe mais curioso deste caso é o fato de Ron Milner, o programador referenciado no texto, só ter revelado o segredo 30 anos após o lançamento do título da Atari. Até então, o recorde pertencia a Adventure, de 1979.
A mensagem secreta aprece no canto esquerdo da tela Starship 1, em meio a outros textos — Foto: Reprodução/ The Easter Egg Hunter
Em 2022, seguindo o exemplo da EA, Ubisoft e Square Enix, a Atari mergulhou de cabeça no universo dos NFTs, espécies de certificados que garantem a propriedade exclusiva de ativos digitais. Em parceria com a Republic Realm, empresa referência neste segmento, a companhia lançou loot boxes com 10 tipos de "GFTs". Os itens têm esse nome em alusão à palavra “gift” (“presente”, em inglês), pois só são revelados após a compra, e alguns são mais raros que outros.
Ao abrir uma loot box, o comprador tem diferentes chances de ganhar cada GFT — Foto: Divulgação/Atari
Com informações de TheGamer (1e2), Kotaku (1e2), Guinness World Records (1e2) eAtari(1e2)
A Atari comemora o seu 50º aniversário nesta segunda-feira (27). Criada pelos engenheiros elétricos Nolan Bushnell e Ted Dabney, a companhia passou por altos e baixos, mantendo o seu legado vivo nos corações de velhos e novos jogadores. É seguro afirmar, aliás, que GTA 5, Minecraft e outros títulos famosos nem sequer existiriam sem a desenvolvedora responsável pelo icônico Atari 2600 e clássicos como Pong, Pitfall! e Space Invaders. Como tributo à sua história, o TechTudo selecionou oito curiosidades sobre a pioneira dos videogames para você conferir a seguir.
Um ano antes de Pong existir, Bushnell e Dabney projetaram juntos um arcade chamado Computer Space, em que o jogador controla um foguete contra duas naves espaciais. A ideia veio após Bushnell conhecer Spacewar! (1962), game desenvolvido por estudantes do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), e culminou no primeiro jogo eletrônico acessível ao grande público — visto que só existiam games para computadores na época, e eles eram muito caros. A produtora à frente de Computer Space se chamava Syzygy, que virou a Atari posteriormente.
Computer Space marcou o início dos fliperamas com jogo de combate espacial — Foto: Reprodução/80LV
2. Lançou o primeiro jogo lucrativo
Produzido e distribuído pela Atari, Pong (1972) era basicamente uma partida de tênis de mesa virtual disputada em que controlavam barras verticais para cima e para baixo, representando suas raquetes. Apesar das limitações técnicas, o arcade virou febre nos fliperamas norte-americanos e se tornou o primeiro jogo bem-sucedido comercialmente. Não demorou parar Pong ganha uma versão para o console Atari 2600, que vendeu 150 mil unidades durante as férias seguintes, rendendo sequências e mais edições para diversas plataformas, como Game Boy Advance, Nintendo DS e computadores.
Pong é um jogo simples que simula uma partida de ping-pong — Foto: Reprodução/WUSA9
3. Steve Jobs e Wozniak trabalharam na empresa
O fundador da Apple teve sua primeira e única experiência como empregado na Atari, entre 1974 e 1975. Inclusive, o seu chefe Nolan Bushnell relatou durante a Campus Party 2013 que Steve Jobs costumava trabalhar durante finais de semana inteiros e "cheirava mal", já que não havia chuveiro no escritório para tomar banho. Nesse período, Jobs se uniu a Steve Wozniak para desenvolver Breakout, jogo no estilo Pong cujo objetivo era destruir blocos no topo da tela sem deixar a bola cair. A dupla logo deixou a Atari para abrir a própria empresa de tecnologia.
Nolan Bushnell fala sobre a dupla Steve Jobs e Steve Wozniak em 2013 — Foto: TechTudo/Nick Ellis
4. O pior jogo da história
Com o triunfo do Atari 2600, muitos estúdios passaram a entregar títulos com pouca qualidade para o console, pensando que venderiam bem mesmo assim. O maior exemplo disso foi o lançamento às pressas de E.T. the Extra-Terrestrial, game baseado no longa-metragem de Steven Spielberg. O intuito era finalizar o produto antes do Natal de 1982 para aproveitar o sucesso do filme, mas o resultado desagradou os consumidores e causou um prejuízo de aproximadamente US$ 100 milhões à Atari. Dessa maneira, E.T. conquistou a amarga fama de pior jogo da história.
A adaptação do filme E.T. – O Extraterrestre foi um fracasso de vendas — Foto: Reprodução/Atari Archives
5. Milhões de cartuchos foram enterrados no deserto
O fracasso de E.T. teria ainda outro capítulo curioso. Insatisfeitos com bugs e trechos inacabados, cada vez mais consumidores insatisfeitos pediam reembolso. Àquela altura do campeonato, manter o jogo nas prateleiras seria pior imagem e aos cofres da Atari, que ficou sem saída. A empresa então retirou milhões de cartuchos das lojas e os enterrou no deserto de Alamogordo, no Novo México (EUA). O episódio virou lenda urbana, mas foi confirmado após escavações realizadas durante as gravações do documentário Atari: Game Over (2014).
Zak Penn, diretor de Atari: Game Over, segura um cartucho desenterrado — Foto: Reprodução/IMDb
6. O terrível crash de 1983
O ano de 1982 trouxe muitas coisas boas para o mundo dos jogos, desde o nascimento de grandes produtoras e distribuidoras, como a EA e a Lucasfilm Games, até a chegada de Pitfall!, River Raid e Pac-Man, que teve mais de 7 milhões de cópias vendidas. No ano seguinte, contudo, a demanda já não acompanhava a oferta excessiva de consoles e jogos, muitas vezes cópias genéricas de clássicos, e a bolha estourou. Vendas e lucros em baixa colapsaram mercado, originando o famoso "Crash dos Videogames de 1983". Já frágil financeiramente, a Atari foi dissolvida pela Warner, e suas partes vendidas para a Bandai e a Tramel Technology, empresa do fundador da Commodore.
Embora seja tecnicamente inferior ao arcade, Pac-Man foi o game mais vendido para Atari 2600 — Foto: Reprodução/8bit Arcade
7. Detém o recorde de easter egg mais antigo dos games
O easter egg mais antigo a ser descoberto em um jogo está escondido em Starship 1 (1977), segundo o Guinness World Records, sendo descoberto em 2017. Quando uma sequência específica de botões é pressionada, a mensagem secreta "Hi Ron!" aparece na tela, e o jogador ganha 10 vidas extras. O detalhe mais curioso deste caso é o fato de Ron Milner, o programador referenciado no texto, só ter revelado o segredo 30 anos após o lançamento do título da Atari. Até então, o recorde pertencia a Adventure, de 1979.
A mensagem secreta aprece no canto esquerdo da tela Starship 1, em meio a outros textos — Foto: Reprodução/ The Easter Egg Hunter
Em 2022, seguindo o exemplo da EA, Ubisoft e Square Enix, a Atari mergulhou de cabeça no universo dos NFTs, espécies de certificados que garantem a propriedade exclusiva de ativos digitais. Em parceria com a Republic Realm, empresa referência neste segmento, a companhia lançou loot boxes com 10 tipos de "GFTs". Os itens têm esse nome em alusão à palavra “gift” (“presente”, em inglês), pois só são revelados após a compra, e alguns são mais raros que outros.
Ao abrir uma loot box, o comprador tem diferentes chances de ganhar cada GFT — Foto: Divulgação/Atari
Com informações de TheGamer (1e2), Kotaku (1e2), Guinness World Records (1e2) eAtari(1e2)
No último dia 15 de junho, o WhatsApp começou a disponibilizar novos recursos para seus usuários. Agora, o app de mensagens permitirá esconder uma série de informações, como a foto de perfil, “Recado”, “Status” e o “Visto por último”. O melhor é que será possível escolher quais são os contatos que não poderão ver as informações.
Atualização estava em testes desde o início do ano
A informação de que o WhatsApp estava trabalhando em maneiras de dar mais privacidade aos usuários não é recente. Desde o começo do ano, o site especializado no mensageiro, WABetaInfo, já havia revelado as iniciativas.
No entanto, na última semana os recursos começaram a ser implementados de modo definitivo. Eles prometem atender a uma demanda antiga dos usuários e fornecer mais liberdade para esconder informações. Em tempos em que a privacidade é um fator fundamental, a atualização cai como uma luva para todo mundo.
Como esconder a foto e o status no WhatsApp?
Primeiramente, saiba que antes a ocultação das informações incluía três possibilidades: “Todos”, “Meus Contatos”, “Ninguém”. Agora, o WhatsApp passa a oferecer uma quarta possibilidade: “Meus contatos, exceto…”. Isso garante que apenas pessoas específicas não possam ver mais sobre você dentro da plataforma.
A novidade está disponível tanto para Android quanto para iOS (iPhone) e pode ser acessada da seguinte maneira:
1 – Entre no app de mensagens e vá nas configurações;
2 – Acesse a área de privacidade dentro do WhatsApp;
3 – Escolha quais são os recursos que você deseja personalizar.
Se a novidade ainda não estiver disponível no seu aparelho, basta acessar a loja de apps do seu smartphone. Procure o WhatsApp e veja se existe a opção para atualizar o app. Faça a atualização pendente e repita o processo para acessar as novidades de privacidade dentro do mensageiro.
O procedimento é o mesmo para qualquer tipo de aparelho que esteja compatível com o a versão mais atual do aplicativo de mensagens.
Abaixo tabelas comparativas com a RX 6500XT e a GTX 1650 GDDR6 usadas no teste:
Comparativo
Preços
Especificações da GPU
Especificações das Memórias
Características Gerais
Design
Recursos
Extras
Vídeo de batalha
Sistema utilizado
Nossa plataforma de testes de placas de vídeo é baseada em um processador AMD Ryzen 9 5900X. Vários outros componentes de alto desempenho acompanham esse sistema, como SSDs NVMe e 32GB de RAM com frequência de 3200MHz (CL16). Abaixo, algumas fotos da placa instalada em nossa bancada de testes para placas de vídeo:
{image}{image}{image}{image}
- Continua após a publicidade -
Antes dos testes, detalhes da máquina, sistema operacional, drivers e softwares/games utilizados nos testes:
NOSSA MÁQUINA DE TESTES, APLICATIVOS E GAMES FORAM ATUALIZADOS EM MAIO DE 2021
Com o aumento de aplicativos que tiram proveito do poder de processamento de GPUs, atualizamos nossa bateria de testes com alguns dos softwares mais importantes do mercado.
- Continua após a publicidade -
Adobe Premiere CC 2021
O Premiere da Adobe é referência mundial quando falamos em software para edição de vídeos, e que em suas últimas versões também tem aproveitado do benefício dos GPUs para ajudar a acelerar a renderização. Abaixo, o comportamento das placas comparadas:
Blender
Outro belo teste para ver como se comporta a placa de vídeo na ajuda com o processo de renderização de imagens e vídeos. O Blender se destaca por ser de uso aberto e também atualizado com o que existe de tecnologias mais recentes no mercado.
SPECviewperf 13
A suíte de testes de aplicativos profissionais é composta por uma bateria abrangente de cenários que envolvem intenso uso de hardware para renderizar diversos usos, desde arquitetura, mineração e medicina. Rodamos dois testes, um com foco em performance em Maya e outro em SolidWorks.
3DMark
E se falamos em benchmarks, não poderíamos deixar de fora um dos mais icônicos testes do mundo, especialmente para desempenho de placas de vídeo, o 3DMark.
Rodamos a versão mais recente do aplicativo da UL Benchmark (que comprou a Futuremark), sendo que todos os testes consideram a configuração padrão do perfil, sem mudanças. Abaixo, os resultados:
Testes em games
Agora vamos ao que realmente importa: os testes de desempenho em alguns dos principais games do mercado.
Para ajudar a entender os gráficos a seguir: acima de 60fps é o ideal para monitores que operam nessa frequência. Quanto mais próximo dos 30fps, pior vai ficando a fluidez e, abaixo dos 30, o jogo começa a ficar "não jogável"
Assassin's Creed Valhalla
Game de mundo aberto tem amplos cenários e um benchmark com boa quantidade de personagens e estruturas, tornando um desafio tanto para o processador quanto para a placa de vídeo. O jogo usa o motor Ubisoft Anvil, uma evolução do AnvilNext 2.0 presente na série desde o Assassin's Creed Unity. A versão usada em Valhalla no PC é baseado na API DirectX 12.
Forza Horizon 4
O game da Playground Games usa um motor gráfico próprio e, como exclusivo para sistemas da Microsoft, é totalmente desenvolvido para o DirectX 12. Esse game se destaca pelos excelentes gráficos e a capacidade de entregar bom nível de performance em múltiplos hardwares, inclusive alguns mais limitados.
Grand Theft Auto V
O jogo já é um clássico e após anos ainda segue firme como um dos games mais jogados. Baseado em DirectX 11, ele também traz uma noção de motores gráficos mais antigos baseados na ainda popular API da Microsoft. É um teste bastante exigente em processador, e memórias mais rápidas também tem impactos bastante perceptíveis. Para as placas de vídeo modernas, já não é um grande desafio.
Rainbow Six Siege
O game da Ubisoft tem como pontos altos o uso da API de baixo nível Vulkan em sua implementação mais recente. Esse Esport demanda altas taxas de quadros para ser jogado de forma satisfatória, e costuma ser um dos games mais eficientes em alcançar esse desempenho em múltiplos componentes.
Red Dead Redepmtion 2
Game da RockStar, com belíssimos gráficos é uma boa referência para medir o comportamento das placas de vídeo. Nosso teste considera o game rodando sobre a API Vulkan, que se comporta muito bem tanto em placas AMD como NVIDIA.
Flight Simulator 2020
O novo simulador de voo da Microsoft chegou com um hype imenso e logo se tornou uma referência quando se trata de gráficos de alta qualidade, com cenários incríveis beirando a realidade em vários momentos, ideal para ver o comportamento de placas de vídeo. Apesar de ser um game recente e da Microsoft, a API utilizado ainda é DX11.
Gameplays ao vivo
Conclusão
O tempo fez muito bem para a Radeon RX 6500 XT. Novas atualizações de driver tornaram a placa sensivelmente mais estável em vários games. Ainda apresenta alguns resultados ruins, como aconteceu no nosso artigo com o Deathloop, mas se o jogo não exige muito de VRAM, em geral ela tem se saído bem melhor que a péssima impressão inicial que tivemos com ela.
A RX 6500 XT tem folga de desempenho sobre a GTX 1650
E isso coloca a placa da AMD em uma clara vantagem em performance quando comparada com a GeForce GTX 1650 GDDR6. Ao longo do nosso gameplay e também nos testes sintéticos, é evidente que a mais recente RX 6500 XT tem mais performance em todos os games, em geral com uma boa margem. O custo mais baixo também deixa a Radeon confortável na disputa, entregando mais FPS por menos preço.
Mas infelizmente a AMD pegou pesado em economias nessa placa, e mesmo com a performance visivelmente mais consistente, ela tem algumas limitações que é importante o consumidor ficar de olho, pois podem ser relevantes para ele. A primeira é a limitação nas saídas de vídeo, com somente duas, o que pode ser suficiente para a maioria, mas vira problema sério para quem precisa de mais. A outra tem mais potencial de incomodar: a falta de hardware para acelerar gravação de vídeo.
Só a GTX 1650 tem hardware para gravação e streaming do gameplay
A RX 6500 XT não tem hardware especializado em codificar vídeo. Ou seja, se você quiser gravar e transmitir seu gameplay, vai consumir recursos do processador, algo que impacta muito negativamente o desempenho do sistema. A GeForce GTX 1650 conta com o NVENC, o que torna o impacto no desempenho do sistema mínimo para gravar o gameplay e torna ela mais atrativa se você tem o objetivo de gravar sua jogatina ou fazer streaming do seu gameplay.
Mas talvez vocês tenham percebido que ao longo do artigo colocamos dois outros modelos: a GeForce GTX 1660 Super e Ti. Essas placas reapareceram no mercado recentemente, e custando relativamente pouco a mais, elas trazem tanto um performance superior quanto oferecem hardware para gravação e streaming do gameplay, além de trazer mais memória de vídeo, já que os 4GB tem se mostrado complicados para Full HD em alguns games. Se for possível o gasto adicional, nós recomendamos esses modelos mais robustos, caso contrário, espero que esse artigo tenha tirado a dúvida de quem está entre a compra de uma GeForce GTX 1650 e uma Radeon RX 6500 XT.