Rechercher dans ce blog

Saturday, June 25, 2022

GeForce GTX 1650 GDDR6 vs Radeon RX 6500 XT: AMD ou Nvidia tem a melhor placa baratinha? - Adrenaline

Testamos os modelos de entrada para ver qual está se saindo melhor

O mercado de entrada está devendo boas opções faz tempo, atualmente ainda povoado ou por modelos antigos, como é o caso da GeForce GTX 1650, ou com placas que sofrem de sérias restrições nas especificações e recursos, como é o caso da Radeon RX 6500 XT. No artigo de hoje vamos comparar essas duas opções, que trazem um custo na janela dos R$ 1,2 mil até R$ 1,5 mil. Qual será a melhor pedida para quem está atrás de uma placa de entrada?


Comparativos técnicos

Abaixo tabelas comparativas com a RX 6500XT e a GTX 1650 GDDR6 usadas no teste:

Comparativo

Preços

Especificações da GPU

Especificações das Memórias

Características Gerais

Design

Recursos

Extras


Vídeo de batalha


Sistema utilizado

Nossa plataforma de testes de placas de vídeo é baseada em um processador AMD Ryzen 9 5900X. Vários outros componentes de alto desempenho acompanham esse sistema, como SSDs NVMe e 32GB de RAM com frequência de 3200MHz (CL16). Abaixo, algumas fotos da placa instalada em nossa bancada de testes para placas de vídeo:

{image}{image}{image}{image}

- Continua após a publicidade -

Antes dos testes, detalhes da máquina, sistema operacional, drivers e softwares/games utilizados nos testes:

NOSSA MÁQUINA DE TESTES, APLICATIVOS E GAMES FORAM ATUALIZADOS EM MAIO DE 2021

Máquina utilizada nos testes:
- Processador AMD Ryzen 9 5900X
- Placa-mãe GIGABYTE X570 AORUS Xtreme
- Kit de memórias HyperX Predator RGB 32GB (2x16GB) 3200MHz CL16
- SSD Kingston KC2500 250GB + 2TB
- Sistema de refrigeração CM MasterLiquid ML360 V2 RGB
- Fonte de energia CM v1300W Platinum
- Gabinete CM MasterFrame 700 Personalizado

Sistema Operacional e Drivers:
- Windows 10 Pro 64 Bits
- AMD Adrenlin 22.1.1

Aplicativos/Games:
- Adobe Premiere CC 2021 (renderização pela GPU)
- Blender (renderização pelo GPU)
- SPECviewpeft 13 (Solid Works/Maya, renderização pela GPU)
- 3DMark (Fire Strike Ultra / / Port Royal)
- Assassin's Creed Valhalla (DX12)
- Forza Horizon 4 (DX12)
- Grand Theft Auto 5 (DX11)
- Rainbow Six Siege (Vulkan)
- Red Dead Redemption 2 (Vulkan)
- Flight Simulator 2020 (DX11)


Aplicativos

Com o aumento de aplicativos que tiram proveito do poder de processamento de GPUs, atualizamos nossa bateria de testes com alguns dos softwares mais importantes do mercado.

- Continua após a publicidade -

Adobe Premiere CC 2021
O Premiere da Adobe é referência mundial quando falamos em software para edição de vídeos, e que em suas últimas versões também tem aproveitado do benefício dos GPUs para ajudar a acelerar a renderização. Abaixo, o comportamento das placas comparadas:

Blender
Outro belo teste para ver como se comporta a placa de vídeo na ajuda com o processo de renderização de imagens e vídeos. O Blender se destaca por ser de uso aberto e também atualizado com o que existe de tecnologias mais recentes no mercado.

SPECviewperf 13
A suíte de testes de aplicativos profissionais é composta por uma bateria abrangente de cenários que envolvem intenso uso de hardware para renderizar diversos usos, desde arquitetura, mineração e medicina. Rodamos dois testes, um com foco em performance em Maya e outro em SolidWorks.


3DMark

E se falamos em benchmarks, não poderíamos deixar de fora um dos mais icônicos testes do mundo, especialmente para desempenho de placas de vídeo, o 3DMark.

Rodamos a versão mais recente do aplicativo da UL Benchmark (que comprou a Futuremark), sendo que todos os testes consideram a configuração padrão do perfil, sem mudanças. Abaixo, os resultados:


Testes em games

Agora vamos ao que realmente importa: os testes de desempenho em alguns dos principais games do mercado.

Para ajudar a entender os gráficos a seguir: acima de 60fps é o ideal para monitores que operam nessa frequência. Quanto mais próximo dos 30fps, pior vai ficando a fluidez e, abaixo dos 30, o jogo começa a ficar "não jogável"

Assassin's Creed Valhalla
Game de mundo aberto tem amplos cenários e um benchmark com boa quantidade de personagens e estruturas, tornando um desafio tanto para o processador quanto para a placa de vídeo. O jogo usa o motor Ubisoft Anvil, uma evolução do AnvilNext 2.0 presente na série desde o Assassin's Creed Unity. A versão usada em Valhalla no PC é baseado na API DirectX 12.


Forza Horizon 4
O game da Playground Games usa um motor gráfico próprio e, como exclusivo para sistemas da Microsoft, é totalmente desenvolvido para o DirectX 12. Esse game se destaca pelos excelentes gráficos e a capacidade de entregar bom nível de performance em múltiplos hardwares, inclusive alguns mais limitados.


Grand Theft Auto V
O jogo já é um clássico e após anos ainda segue firme como um dos games mais jogados. Baseado em DirectX 11, ele também traz uma noção de motores gráficos mais antigos baseados na ainda popular API da Microsoft. É um teste bastante exigente em processador, e memórias mais rápidas também tem impactos bastante perceptíveis. Para as placas de vídeo modernas, já não é um grande desafio.


Rainbow Six Siege
O game da Ubisoft tem como pontos altos o uso da API de baixo nível Vulkan em sua implementação mais recente. Esse Esport demanda altas taxas de quadros para ser jogado de forma satisfatória, e costuma ser um dos games mais eficientes em alcançar esse desempenho em múltiplos componentes.


Red Dead Redepmtion 2
Game da RockStar, com belíssimos gráficos é uma boa referência para medir o comportamento das placas de vídeo. Nosso teste considera o game rodando sobre a API Vulkan, que se comporta muito bem tanto em placas AMD como NVIDIA.


Flight Simulator 2020
O novo simulador de voo da Microsoft chegou com um hype imenso e logo se tornou uma referência quando se trata de gráficos de alta qualidade, com cenários incríveis beirando a realidade em vários momentos, ideal para ver o comportamento de placas de vídeo. Apesar de ser um game recente e da Microsoft, a API utilizado ainda é DX11.


Gameplays ao vivo


Conclusão

O tempo fez muito bem para a Radeon RX 6500 XT. Novas atualizações de driver tornaram a placa sensivelmente mais estável em vários games. Ainda apresenta alguns resultados ruins, como aconteceu no nosso artigo com o Deathloop, mas se o jogo não exige muito de VRAM, em geral ela tem se saído bem melhor que a péssima impressão inicial que tivemos com ela.

A RX 6500 XT tem folga de desempenho sobre a GTX 1650

E isso coloca a placa da AMD em uma clara vantagem em performance quando comparada com a GeForce GTX 1650 GDDR6. Ao longo do nosso gameplay e também nos testes sintéticos, é evidente que a mais recente RX 6500 XT tem mais performance em todos os games, em geral com uma boa margem. O custo mais baixo também deixa a Radeon confortável na disputa, entregando mais FPS por menos preço.

Mas infelizmente a AMD pegou pesado em economias nessa placa, e mesmo com a performance visivelmente mais consistente, ela tem algumas limitações que é importante o consumidor ficar de olho, pois podem ser relevantes para ele. A primeira é a limitação nas saídas de vídeo, com somente duas, o que pode ser suficiente para a maioria, mas vira problema sério para quem precisa de mais. A outra tem mais potencial de incomodar: a falta de hardware para acelerar gravação de vídeo.

Só a GTX 1650 tem hardware para gravação e streaming do gameplay

A RX 6500 XT não tem hardware especializado em codificar vídeo. Ou seja, se você quiser gravar e transmitir seu gameplay, vai consumir recursos do processador, algo que impacta muito negativamente o desempenho do sistema. A GeForce GTX 1650 conta com o NVENC, o que torna o impacto no desempenho do sistema mínimo para gravar o gameplay e torna ela mais atrativa se você tem o objetivo de gravar sua jogatina ou fazer streaming do seu gameplay.

Mas talvez vocês tenham percebido que ao longo do artigo colocamos dois outros modelos: a GeForce GTX 1660 Super e Ti. Essas placas reapareceram no mercado recentemente, e custando relativamente pouco a mais, elas trazem tanto um performance superior quanto oferecem hardware para gravação e streaming do gameplay, além de trazer mais memória de vídeo, já que os 4GB tem se mostrado complicados para Full HD em alguns games. Se for possível o gasto adicional, nós recomendamos esses modelos mais robustos, caso contrário, espero que esse artigo tenha tirado a dúvida de quem está entre a compra de uma GeForce GTX 1650 e uma Radeon RX 6500 XT.

Adblock test (Why?)


GeForce GTX 1650 GDDR6 vs Radeon RX 6500 XT: AMD ou Nvidia tem a melhor placa baratinha? - Adrenaline
Read More

No comments:

Post a Comment

Apple lança sistema antirroubo para iPhone; saiba como ativar - G1

1 de 1 iPhone ganha nova configuração para evitar roubos — Foto: Bagus Hernawan/Unsplash iPhone ganha nova configuração para evitar...