Facebook Reels — Foto: Divulgação/Facebook
O Facebook anunciou nesta terça-feira (22) o lançamento do Reels, seu recurso de vídeos curtos, em mais de 150 países, incluindo o Brasil. A plataforma também terá mais opções para criadores ganharem dinheiro com o formato.
O Reels foi lançado em 2019 no aplicativo irmão Instagram, que aproveitou funções que já existiam no TikTok, fundado três anos antes. Os dois recursos servem para criar vídeos de poucos segundos em que é possível aproveitar trechos do que foi publicado por outras pessoas para fazer dublagens, por exemplo.
A função havia sido liberada no Facebook em setembro de 2021, mas, até então, estava disponível somente nos Estados Unidos. Agora, ele estará disponível de forma mais ampla na rede social para usuários de Android e iOS.
Como criar Reels no Facebook
- Na tela inicial do Facebook, toque em "Criar vídeo do Reels";
- Toque no botão de gravação para adicionar um novo vídeo ou no ícone de foto para usar o que já está no arquivo do celular;
- Use os ícones na tela para adicionar áudio, texto, legendas e outros efeitos;
- Escreva uma descrição para o vídeo;
- Selecione "Compartilhar vídeo do Reels" para publicar.
Monetização no Reels
Com a expansão do Reels, o Facebook também informou que passará a testar novos formatos de anúncios para vídeos curtos. Segundo a rede social, a ideia é gerar renda para criadores de conteúdo que usam esse formato sem causar interrupções de vídeos com publicidade.
Para isso, a plataforma passará a usar dois formatos de publicidade no Reels: o anúncio em banner, que mostrará publicidade semitransparente na parte inferior do vídeo, e o anúncio em figurinha, que poderá ser colocado pelo criador em qualquer lugar do vídeo.
Os novos formatos estão disponíveis nos Estados Unidos, Canadá e México, onde criadores ganharão uma parte da receita gerada pela pela plataforma com o anúncio. De acordo com o Facebook, esses formatos de anúncios chegarão a mais países nas próximas semanas.
O Facebook também informou que, nos próximos meses, levará seu programa de monetização de vídeos curtos para mais países. O Reels Play, como é conhecido, está disponível nos EUA e paga criadores com base nas visualizações de seus vídeos.
Os marcos da disputa entre TikTok, Facebook e Instagram — Foto: Elcio Horiuchi / Arte g1
Facebook lança Reels no Brasil e promete monetização para criadores de conteúdo - G1
Read More
No comments:
Post a Comment