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Sunday, January 7, 2024

O que são cookies de terceiros e por que o Google Chrome passou a bloqueá-los - TechTudo

O Google deu início, na última quinta-feira (4), a uma política de segurança que tem como objetivo bloquear cookies de terceiros para os usuários do Chrome . Parte da Internet desde os anos 1990, os "biscoitos" são utilizados para otimizar e personalizar a experiência online, mas também para veicular anúncios com base nos dados de navegação, o que expõe a privacidade dos usuários. Diante disso, a iniciativa do Google, que faz parte do projeto Privacy Sandbox, pretende aumentar a segurança dos dados no Chrome a partir do bloqueio dos cookies de terceiros no navegador.

O projeto está em fase de testes e começará a ser implantado gradualmente a nível mundial no segundo semestre deste ano. Neste primeiro momento, o recurso de bloqueio atinge 1% dos usuários do navegador em todo o mundo. A seguir, entenda tudo sobre o que são os cookies de terceiros, por que o Google decidiu bloqueá-los e como será implementada essa restrição.

Saiba o que são cookies de terceiros e entenda o bloqueio iniciado pelo Google Chrome nesta quinta-feira — Foto: Mariana Saguias/TechTudo
Saiba o que são cookies de terceiros e entenda o bloqueio iniciado pelo Google Chrome nesta quinta-feira — Foto: Mariana Saguias/TechTudo

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O que são cookies de terceiros?

Os cookies são pequenos arquivos, criados por sites que o usuário visita, e que permanecem salvos no dispositivo por meio do navegador. Esses documentos contêm informações capazes de identificar o visitante e são utilizados com diversas finalidades, como para recuperar dados pessoais digitados anteriormente e replicá-los em novos formulários ou fazer com que um site entenda que o usuário já está logado naquela plataforma — eliminando a necessidade de um novo fornecimento de senha, por exemplo.

Acontece que os cookies também são utilizados para armazenar informações sobre a rotina de visitação digital do usuário no browser, a partir das páginas visualizadas por ele. Com base nisso, os sites exibem anúncios publicitários relacionados a temas que possam ser de seu interesse, prática que está relacionada a casos de violação de privacidade. E é aí que entra a nova política do Google no Chrome .

Existem dois tipos de cookies: os primários, armazenados pelo próprio site visitado pelo usuário, e os de terceiros, armazenados por um serviço que opera em vários sites e pode cruzar essas informações em diferentes plataformas. O que o Google planeja é desativar gradualmente os cookies de terceiros e limitar outras formas de rastreamento, reduzindo a quantidade de dados que esses sites podem acessar.

Por que o Google vai bloquear cookies de terceiros?

De acordo com a empresa, o projeto Privacy Sandbox visa proteger os dados dos usuários e garantir maior controle sobre o uso dessas informações, ao mesmo tempo que pretende desenvolver tecnologias capazes de fornecer ferramentas necessárias para as empresas e desenvolvedores manterem seus negócios digitais bem sucedidos.

Google passa a bloquear cookies de terceiros no Chrome e pretende implementar API de Topics para anunciantes — Foto: Divulgação/Google
Google passa a bloquear cookies de terceiros no Chrome e pretende implementar API de Topics para anunciantes — Foto: Divulgação/Google

Dividida em três pilares, a iniciativa será colaborativa e operará em conjunto com outros navegadores e publishers. Além disso, também há a preocupação de manter um equilíbrio entre privacidade de funcionalidade, já que um bloqueio total poderia afetar a experiência atual de navegação e publicidade em vários segmentos. O Google também diz que busca evitar a criação de outros mecanismos ainda mais invasivos a partir do bloqueio dos cookies de terceiros, e que não quer dar “um passo atrás” na busca por um ambiente mais privado.

A partir do bloqueio dos cookies de terceiros, o Google planeja repassar informações aos anunciantes de forma anônima, por meio da API de Topics, que filtra usuários a partir dos seus interesses, deduzidos a partir dos sites visitados por eles em um determinado período, que atualmente é de uma semana.

“Imagine que uma garota chamada Melissa acessa vários sites de bicicletas. A API de Topics agrupa os interesses dela em um número limitado de tópicos, que são deduzidos com base nos sites que ela visita. Essas ações ocorrem no dispositivo da Melissa e a API não extrai o histórico de navegação do dispositivo dela. Esses tópicos – e não o perfil ou o histórico de navegação dela – são compartilhados com a empresa de anúncios para fins de publicidade. A empresa de tecnologia de anúncios não precisa saber a identidade de um usuário ou usar o histórico de navegação para mostrar um anúncio com base em seus interesses”, exemplificou Carolina Medina, Head de Privacidade e Parcerias do Chrome em nota da empresa.

Como funciona na prática

O Google afirmou que os usuários afetados pelo bloqueio dos cookies de terceiros serão selecionados de forma aleatória. Esses indivíduos serão avisados sobre o novo modelo assim que abrirem o Chrome no computador ou num aparelho Android. Não é preciso ativar qualquer função para ter acesso ao novo formato de armazenamento de informações, basta acessar os sites normalmente.

Porém, caso um site não funcione sem cookies de terceiros e o Chrome entenda que há problemas no acesso à página devido a essa restrição, como a atualização frequente da tela, por exemplo, o browser emitirá um alerta e possibilitará a reativação dos cookies de terceiros temporariamente para aquele site específico. Essa ação poderá ser feita por meio do ícone de olho, localizado à direita da barra de endereços.

Google permitirá reativar cookies de terceiros no Chrome em casos específicos — Foto: Divulgação/Google

Com informações de Google (1 e 2) e g1

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