Em seu Tech Summit 2023, a Qualcomm oficializou o Snapdragon 8 Gen 3 como sua nova plataforma móvel voltada a smartphones tops de linha. A empresa classifica o hardware como “o titan da inteligência no dispositivo”.
Para esta terceira geração da linha da empresa, o foco do desenvolvimento foi em novidades relacionadas à Inteligência Artificial. O TudoCelular acompanhou os anúncios e conta em detalhes a você.
Inteligência Artificial
Com a atenção voltada à Inteligência Artificial, a Qualcomm AI Engine explora múltiplas partes do chip. A empresa firmou uma parceria com a Meta e integrou o Llama 2 no seu novo chip. A solução consiste no modelo de linguagem grande avançado da empresa de Mark Zuckerberg. O modelo LLM é fornecido por meio da NPU Qualcomm Hexagon.
A desenvolvedora ainda promete mais de 10 bilhões de parâmetros voltados à IA generativa, com capacidade de 15 tokens por segundo, dentro do segmento Snapdragon Smart. O Qualcomm AI Stack ainda suporta a função INT4 e fornece mais de 20 modelos otimizados no lançamento.
O Snapdragon 8 Gen 3 fornece memória LPDDR5x de 4,8 GHz, considerada a mais rápida da indústria. A empresa garante até 98% mais velocidade e 40% mais eficiência, em relação à geração anterior.
Também há duas vezes mais largura de banda, maior largura no acelerador Tensor e velocidade clock superior. A Qualcomm ainda realizou melhorias na microarquitetura e na inferência de microbloco.
Em relação ao Qualcomm Sensing Hub, ele está até 3,5 vezes mais poderoso em performance de IA, com suporte de precisão INT4 e 30% mais memória. Também há duas ISPs “Always-sensing”, que permite estar sempre ativado, mas sem um grande consumo de energia.
A IA do Sensing Hub engloba não somente as câmeras, como também o modem, os microfones, os sensores no geral e a conectividade Wi-Fi e Bluetooth. Ela também permite mais personalização dentro do dispositivo.
Câmera
Por falar em câmera, dentro do pacote Snapdragon Sight, a Qualcomm divulgou os principais recursos neste segmento que o seu novo hardware possui – todos aproveitam ferramentas de IA.
Uma delas é a Photo Expansion, uma expansão da imagem capturada, para você ter mais dos cenários no mesmo registro. Também há o Vloggers View, uma experiência com duas câmeras fornecida pela Cognitive ISP.
Os aparelhos equipados com o Snapdragon 8 Gen 3 serão capazes de apagar objetos de vídeo, por meio da solução da ArcSoft. A companhia explica que o seu componente pode realizar uma segmentação semântica em tempo real de até 12 camadas.
Já o Night Vision será integrado também à captura de vídeo. Fornecido por meio da Visionaty AI, o recurso possibilita gravações mais claras e nítidas em locais escuros, como já ocorrem nas fotos.
Outra novidade está na geração de imagens por Inteligência Artificial com base em registros originais.
Além disso, os celulares com o chip da Qualcomm terão capturas de fotos com a tecnologia Dolby HDR. Ela permite profundidade de 10-bit, gama de cores Rec 2020 e mais de um bilhão de tonalidades, enquanto uma captura em JPEG fornece 8-bit, Rec 709 e 16,7 milhões, respectivamente.
Jogos
Dentro do pacote Snapdragon Elite Gaming, para melhorias em jogos, a Qualcomm afirma ter aprimorado a performance e a eficiência tanto da sua CPU Kryo quanto da GPU Adreno.
A CPU agora tem dois núcleos de eficiência de 2,3 GHz, um a menos que a geração passada. Por sua vez, serão cinco núcleos de performance de 3,2 GHz, um a mais em relação ao antecessor. Para completar, está o núcleo prime de 3,3 GHz. Esse conjunto garante um desempenho 30% mais rápido.
Por sua vez, a parte gráfica promete 25% mais rapidez de performance e 25% de melhor eficiência energética. Além disso, a DPU permitirá taxa de atualização variável que pode reduzir a 1 Hz, para modos de display de baixo consumo.
O Snapdragon 8 Gen 3 vai suportar jogos mobile com 240 fps, graças a displays com taxa de atualização de 240 Hz. O hardware ainda entrega o Adreno Frame Motion Engine 2.0, que contém algoritmo de geração de quadros otimizado, para ampliar um game rodando a 60 fps para 120 fps.
A nova plataforma móvel será a primeira a entregar o Unreal Engine 5 Lumen, que contará com reflexos e iluminação em tempo real, para melhorias do que os gamers já conhecem com o Ray Tracing.
Outros recursos
Em conectividade, como parte do Snapdragon Connect, o Snapdragon 8 Gen 3 chega pronto para o chamado “5G Avançado”. Ele terá aceleração de hardware por IA e atingirá velocidades de até 10 Gbps de download e até 3,5 Gbps de upload.
Há aqui também o Qualcomm Fast Connect, para entregar o padrão Wi-Fi 7 mais rápido, que pode chegar a 5,8 Gbps de velocidade, além de Dual Bluetooth e do recurso HBS Multi-Link.
Já no Snapdragon Sound, a Qualcomm inseriu suporte ao padrão 24-bit de 96 kHz, para um áudio de alta qualidade e sem perda. Também há suporte à tecnologia Qualcomm XPAN com cobertura completa.
Disponibilidade
A Qualcomm não deu detalhes sobre os primeiros dispositivos que virão equipados com o novo chip Snapdragon 8 Gen 3. No entanto, espera-se que ele já equipe smartphones que serão apresentados no começo de 2024.
O que você espera da nova plataforma móvel top de linha da Qualcomm? Participe conosco!
Qualcomm anuncia Snapdragon 8 Gen 3 com foco em Inteligência Artificial - TudoCelular.com
Read More
No comments:
Post a Comment