Rechercher dans ce blog

Wednesday, July 19, 2023

Europa cria regras para prolongar a vida útil dos celulares; veja quais já cumprem os requisitos - Época NEGÓCIOS

Na última quarta-feira (14), o Parlamento europeu aprovou novas regras para o design, produção e gestão de resíduos de todos os tipos de baterias vendidas na União Europeia com objetivo de tornar os equipamentos mais sustentáveis, duradouros ​​e com melhor desempenho. A legislação prevê o acesso a baterias que possam ser facilmente substituídas pelos usuários em caso de falhas por pelo menos sete anos após o dispositivo sair de linha. Além disso, as fabricantes terão que dar o suporte para que o sistema operacional funcione normalmente após o reparo.

Os smartphones também terão que fornecer maior proteção contra poeira e água, resistência a quedas acidentais e maior longevidade da bateria. Tais medidas visam aumentar a extensão da vida útil dos smartphones, reduzir o lixo eletrônico e promover a reparação dos celulares. Elas serão válidas para todas as fabricantes que comercializam equipamentos na União Europeia.

Para Francisco Jeronimo, vice-presidente de análise de dispositivos da empresa de pesquisa de mercado IDC, consultado pelo Guardian, “a tecnologia está avançando rápido demais. Mesmo que você pudesse dar às pessoas um telefone que dure sete anos, elas vão querer um novo." Conforme uma pesquisa de consumo da IDC, mencionada pelo Guardian, 62% dos entrevistados dizem que substituem seus telefones entre um a três anos, enquanto apenas 24% das pessoas querem que seus aparelhos funcionem por mais tempo.

As novas regras não entrarão em vigor de imediato, pois a regulamentação ainda precisa ser aprovada e as empresas terão um período de carência de 21 meses para adaptação.

“O custo para um pequeno fornecedor atualizar o software do telefone está na faixa de sete dígitos e mais de £ 1 milhão, então eles terão um enorme desafio para oferecer suporte a seus dispositivos por tempo suficiente”, ressalta Jeronimo. “Isso vai tirar muitos deles do mercado, principalmente os pequenos, baseados na UE, e causar consolidação no mercado com uma redução no número e na variedade de produtos, pois o ônus será muito grande.”

Alguns equipamentos já respeitam os requisitos estabelecidos pela União Europeia na nova lei. São eles:

A Nokia lançou o G22 com intuito de ter mais durabilidade. O aparelho pode ter a bateria substituída pelo usuário rapidamente em caso de falhas.

Apple iPhone 14

A décima quarta edição do iPhone da Apple tem suporte de software mais longo do que a maioria dos outros aparelhos. O equipamento é feito de materiais reciclados e tem um design reparável.

Adblock test (Why?)


Europa cria regras para prolongar a vida útil dos celulares; veja quais já cumprem os requisitos - Época NEGÓCIOS
Read More

No comments:

Post a Comment

Apple lança sistema antirroubo para iPhone; saiba como ativar - G1

1 de 1 iPhone ganha nova configuração para evitar roubos — Foto: Bagus Hernawan/Unsplash iPhone ganha nova configuração para evitar...