DualSense é o nome do controle do PlayStation 5 (PS5), lançado junto ao videogame e disponível também para comprar separadamente. O acessório tem bateria interna recarregável que dura até seis horas e pode ser utilizado nos mais diversos jogos, além de funcionar no PC. Contudo, sua vida útil pode ser prolongada, de acordo com alguns procedimentos que devem ser seguidos por seus donos para conservar, limpar ou até mesmo configurar o acessório. A seguir, veja dicas importantes para melhorar sua experiência com o DualSense. Vale mencionar que todas as dicas valem para o mais recente DualSense Edge, versão "Pro" mais avançada do controle.
Veja dicas para preservar o DualSense no PS5 — Foto: Reprodução/Murilo Molina
👉 PS Plus: como funciona o download de jogos grátis? Tire dúvidas no Fórum do TechTudo.
1. Ajuste o feedback háptico
O DualSense possui o chamado “sensor háptico” em seus gatilhos superiores, que ficam com a tensão modificada de acordo com o contexto do jogo. Assim, o usuário consegue sentir uma maior imersão na hora de atirar com uma arma de fogo ou deferir um golpe de luta, por exemplo. Porém, este é um recuso que consome bastante da bateria do controle. Para configurar ou até desligar estes sensores, faça o seguinte:
- Acesse a configuração do DualSense ao pressionar o botão “PS”;
- Modifique o efeito de intensidade do gatilho (escolha fraco, médio, intenso ou desligado).
Ajuste os gatilhos do DualSense — Foto: Divulgação/Sony
2. Deixe carregando em Sleep
O DualSense pode ser recarregado enquanto o PS5 estiver no "Sleep Mode", ou seja, em descanso. Este modo faz com que o console não fique desligado completamente, o que permite que ele continue baixando arquivos ou carregando os controles enquanto os usuários não estiverem jogando de fato. Porém, é bom lembrar que o videogame continua consumindo energia, por isso nem sempre pode ser viável para todos.
Outra dica é que, se possível, o usuário compre uma base carregadora para manter os controles enquanto o videogame estiver desligado. O produto oficial da Sony, mais indicado, é vendido por preços que variam entre R$ 180 e R$ 250.
Deixe o DualSense recarregando sempre que não usar — Foto: Reprodução/Luiza M. Martins
3. Limpar com pano seco
Jamais utilize panos molhados ou úmidos em seu DualSense. Trata-se de um aparelho eletrônico sensível, e pode ser danificado por qualquer quantidade mínima de líquido que entre por suas frestas. Procure usar um pano seco para tirar a sujeira, algo necessário principalmente se sua cor for branca. Se não for possível limpar desta forma, procure por ajuda de um comércio especializado em limpeza de acessórios e videogames.
Não limpe o DualSense com nada envolvendo líquidos — Foto: TechTudo/Yuri Hildebrand
4. Faça a bateria durar mais
Uma boa prática é manter o microfone embutido do DualSense desligado. A ferramenta fica ligada por padrão, mas muitos jogadores raramente usam. Por isso, é ideal ir nas configurações do console e desativar o recurso para poupar a bateria. Para isso, faça o seguinte:
- Abra configurações do PS5;
- Vá em Som;
- Selecione Microfone;
- Desligue a opção “Microfone ligado quando estiver logado”.
Outra opção é simplesmente desligar o microfone pelo controle. Para isso, pressione o botão que fica abaixo do "PS". Caso você, ocasionalmente, queira usar o recurso de chat de voz, o dispositivo de áudio pode ser facilmente reativado.
Mute o microfone do DualSense — Foto: Divulgação/Sony
5. Desligar automaticamente
Configure seu DualSense para se desligar automaticamente após algum tempo de uso. Isso vai fazer com que a bateria seja conservada. Isto é para aqueles momentos em que paramos de jogar para atender uma ligação, responder mensagens no celular ou simplesmente quando vamos ao banheiro, por exemplo. Desta forma:
- Abra as configurações do PS5;
- Vá em Sistema;
- Acesse a opção Modo Economia de Bateria;
- Modifique o Tempo de controle até desligar – com opções entre 10 minutos, 30 minutos ou 1 hora.
Deixe o DualSense desligar sozinho — Foto: Divulgação/Sony
6. Dicas para evitar o Drift
O “drift” é um problema de fabricação que atinge alguns modelos do controle DualSense. Ele faz com que os controles analógicos do joystick tenham resposta mesmo que não se movam, causando problemas e atrapalhando a jogabilidade do usuário. A má notícia é que não existe uma dica eficaz para evitar o problema, apenas torcer para não acontecer.
Por ser um defeito de fabricação, o Drift pode demorar para aparecer, mas, em algum momento, ele pode surgir. Seguir as dicas de conservação é importante, mas não vai evitar 100% o problema. Ainda assim, se o seu controle estiver dentro do prazo de garantia, a boa notícia é que a Sony tem suporte técnico oficial no Brasil para PlayStation e pode ser contatada para resolver a situação.
Drift é um problema impossível de evitar, mas, se o controle estiver dentro da garantia, a Sony pode resolver para você — Foto: TechTudo/Yuri Hildebrand
Com informações de VG247
🎥 5 jogos essenciais para PlayStation que todo jogador deveria conhecer
5 jogos essenciais para PlayStation que todo jogador deveria conhecer
DualSense: 6 dicas para cuidar do controle de PS5 e fazer durar mais - TechTudo
Read More
No comments:
Post a Comment