Pagamentos por aproximação estão se tornando cada vez mais frequentes, e embora a tecnologia seja explorada por criminosos, os cartões sem contato e carteiras digitais são formas mais práticas de realizar transações. A “magia” por trás desse método é o NFC, ou Near Field Communication (“comunicação por campo de proximidade”, em tradução livre).
O NFC Forum é a organização responsável por padronizar essa tecnologia, que é parte do cotidiano de milhões de pessoas em todo o mundo. Nesta semana, o grupo revelou que pretende tornar o NFC ainda mais poderoso, de modo que os pagamentos por aproximação sejam efetuados a distâncias até seis vezes maiores.
Hoje, é necessário aproximar o cartão ou smartphone compatível a cerca de 5 milímetros de distância da máquina para que o pagamento seja realizado. O objetivo do NFC Forum — consórcio formado pela Apple, Google, Huawei, Qualcomm e outras empresas — é permitir que o pagamento por aproximação funcione a 3 centímetros da máquina.
Uma das vantagens do aumento do alcance seria diminuir a precisão necessária para alinhar o cartão ou smartphone com a máquina, evitando problemas de comunicação. Segundo o consórcio, um aumento modesto na distância suportada já seria suficiente para tornar as transações sem contato mais rápidas e fáceis.
Energia do pagamento deve triplicar
Pagamentos por aproximação através de uma carteira digital no celular ou relógio inteligente — Apple Pay e Carteira do Google, por exemplo — funcionam através de transmissão ativa. Isso significa que ambos os dispositivos, máquina e smartphone/smartwatch, geram o sinal de radiofrequência ao mesmo tempo para se comunicarem.
Com os cartões de crédito e débito, que não possuem energia própria, a transmissão é passiva. A máquina de pagamento é responsável por transferir energia ao cartão físico para que ele consiga transmitir dados — a potência necessária para isso é de apenas 1 watt.
Agora, o novo documento do consórcio propõe triplicar a energia do NFC, permitindo que os cartões sem contato sejam capazes de realizar funções adicionais na hora do pagamento. A Samsung, por exemplo, apresentou um conceito de cartão com sensor de impressão digital embutido que poderia ser alimentado pela própria máquina de pagamento.
“Essa mudança irá trazer energia e carregamento sem fio para novos fatores de forma mais compactos”, segundo o NFC Forum, que fala sobre a definição de “novos mercados”.
Celular como máquina de cartão
Outra especificação mencionada para o futuro do NFC é a possibilidade de utilizar qualquer dispositivo como receptor de pagamentos, incluindo o próprio smartphone, algo que poderia beneficiar os comerciantes que não possuem a famosa “maquininha”.
Essa função não seria algo inédito. A Apple disponibilizou a função “Tap to Pay” no iPhone, permitindo que qualquer dispositivo compatível com NFC — seja um celular, relógio inteligente ou cartão físico — realize uma transação para a carteira digital do iOS.
As propostas do NFC Forum são parte de um cronograma que detalha seus planos para os próximos anos. Todas as novidades do padrão de comunicação por proximidade anunciadas pelo consórcio devem ser anunciadas até o ano de 2028.
Pagamento por aproximação: NFC poderá funcionar a distâncias até seis vezes maiores no futuro - TudoCelular.com
Read More
No comments:
Post a Comment