Um eclipse solar híbrido acontece entre esta quarta-feira (19) e quinta-feira (20). A Lua vai bloquear o Sol de maneiras diferentes e o dia poderá ficar mais escuro em determinadas partes do mundo.
No eclipse híbrido, a Lua bloqueia o Sol de maneiras diferentes, alterando entre eclipse total (com o Sol inteiro encoberto) e um eclipse anular (um anel brilhante se forma em volta da sombra da Lua).
Por causa disso, o Sol será coberto quase ou completamente por sombra da Lua a depender da localização da pessoa na Terra. Com consequência disto, algumas partes do globo ficarão escuras.
O fenômeno se repete a cada 10 anos e foi visto pela última vez em novembro de 2013. Conforme o jornal britânico Daily Mail, o próximo eclipse híbrido deve acontecer em novembro de 2031.
Como acompanhar
O eclipse solar híbrido não poderá ser acompanhado no Brasil. O evento astronômico poderá ser visualizado completamente na cidade de Exmouth, na Austrália, ou em East Nusa Tenggara, Kupang e Papua Ocidental, na Indonésia.
Também é possível acompanhar o evento de qualquer parte do mundo por transmissões online. A NASA irá transmitir o eclipse a partir de 23h30 desta quarta-feira (19).
Assuntos Relacionados
Raro eclipse solar híbrido acontece nesta quarta-feira (19); veja que horas e como ver ao vivo - Diário do Nordeste
Read More
No comments:
Post a Comment