Indubitavelmente, está correndo agora no mundo tecnológico um investimento massivo em Inteligências Artificiais (IA). E não, não estamos vivendo em uma realidade distópica onde robôs assumirão o controle e dominarão a humanidade. As Inteligências Artificiais, de acordo com definições recentes da tecnologia, são máquinas que conseguem executar com sucesso atividades complexas dos humanos. Uma das IA mais famosas do mundo atualmente é o ChatGPT.
Esse programa é um chatbot que emula quase perfeitamente a fala e o comportamento humano. Mas, o sucesso do ChatGPT veio acompanhado de incontáveis polêmicas e alguns países já estão realizando o bloqueio desta ferramenta. Entenda o que está acontecendo.
O chatbot e suas polêmicas
O sucesso estrondo desse chatbot pode confundir algumas pessoas em relação ao seu tempo de existência. Isso porque não demorou muito para que o ChatGPT conquistasse milhões de usuários fiéis ao redor do mundo.
Essa Inteligência Artificial teve o seu lançamento no final do ano passado e desde então conseguiu conquistar mais de 100 milhões de usuários ativos mensais. Esse número é, por exemplo, maior que o número de visitantes do TikTok, a maior rede social do mundo.
Como mencionamos anteriormente, o ChatGPT funciona como um chatbot. Isso significa que este programa foi exposto a uma quantidade enorme de conteúdo e informações para prepará-lo para dialogar como um ser humano faria.
Sendo assim, é possível conversar com o programa, pedir para que ele fale sobre determinados assuntos com maestria e até mesmo pedir para que ele crie conteúdos originais seguindo as instruções específicas que um usuário forneceu.
Sugestões para você
Mas, obviamente, com o seu lançamento e sucesso vieram as polêmicas. Primeiramente, é necessário notar que o ChatGPT apresenta inúmeras falhas. Sendo assim, o programa está longe de ser uma fonte confiável para quem deseja realizar uma pesquisa, contando com inúmeros dados falsos ou errados.
Além disso, o ambiente acadêmico está sendo prejudicado com o número alarmante de estudantes que utilizam o chatbot para realizar as suas atividades. E parece que as polêmicas não devem parar tão cedo.
Veja também: Elon Musk quer interromper servidor do ChatGPT; entenda
País bloqueia ChatGPT por tempo indeterminado
Sendo assim, fica bastante claro que embora o chatbot ofereça as suas vantagens, ele está bem longe de ser isento de falhas e de prejudicar os seus usuários com falsas informações, por exemplo. Mas, parece que as polêmicas do ChatGPT envolvendo fake news, propriedade intelectual e plágio, não são as únicas que estão dando o que falar mundo afora.
Na última sexta-feira (31), a Agência de proteção de dados italiana divulgou que iria bloquear por tempo indeterminado o acesso ao ChatGPT na Itália. De acordo com a Agência, a OpenAI, empresa que alimenta o ChatGPT, estava desrespeitando as regras de uso de dados dos usuários.
Isso significa, de maneira similar aos problemas de segurança pelos quais passou o Facebook alguns anos atrás, que as informações pessoais dos usuários do chatbot estavam sendo coletadas e violadas.
De acordo com a Agência italiana, não há fundamento legal para que a plataforma esteja recolhendo esses dados específicos de seus usuários. Essa notícia vem logo após a agência de aplicação da Lei Europeia alertar os usuários para o uso do ChatGPT por criminosos cibernéticos. Por enquanto, não parece que haverá algum bloqueio do tipo no Brasil.
Veja também: Erro no ChatGPT EXPÕE usuários: descubra se você foi afetado
ChatGPT BLOQUEADO: Entenda o que está acontecendo com a IA e veja se há com que preocupar-se - PronaTEC
Read More
No comments:
Post a Comment