A Microsoft anunciou hoje (23) uma extensão da parceria com a OpenAI, que garantirá investimentos multibilionários para acelerar o avanço de IA. A meta é melhorar serviços de supercomputação, experiências baseadas em IA e do provedor de nuvem Azure.
Em comunicado, a gigante da tecnologia informou que pretende compartilhar todos os avanços dessa parceria com o mundo. Esta será a terceira rodada de investimentos, já que a marca já havia injetado dinheiro em 2019 e 2021.
Na primeira quinzena deste ano, o site Semafor já havia divulgado que a Microsoft pretendia colocar uma quantia de US$ 10 bilhões (cerca de R$ 51 bilhões na cotação atual) na OpenAI e no ChatGPT, uma das plataformas de inteligência artificial mais populares da atualidade.
Oficialmente, a dona do sistema operacional mais popular do mundo, que não confirmou os valores envolvidos no novo negócio, explicou que a nova rodada servirá para escalar a supercomputação. Neste sentido, a ideia é desenvolver e implementar sistemas especializados para acelerar a pesquisa de IA independente da OpenAI e continuar desenvolvendo a infraestrutura principal de IA da Azure.
A nova grana servirá ainda para que modelos da OpenAI sejam implementados nos produtos da Microsoft para consumidores e empresas. Isso inclui o Azure OpenAI Service da Microsoft, que capacita os desenvolvedores a criar aplicativos de IA de ponta.
O terceiro pilar dos novos investimentos é fazer com a Azure, provedor de nuvem exclusivo da OpenAI, alimente todas as cargas de trabalho da OpenAI em pesquisas, produtos e serviços de API.
Importância da extensão do acordo
Satya Nadella, presidente e CEO da Microsoft, defendeu que esta nova fase de parceria fornecerá aos desenvolvedores e empresas de todos os setores a “melhor infraestrutura, modelos e cadeia de ferramentas de IA com a Azure para criar e executar aplicativos”.
“Formamos nossa parceria com a OpenAI em torno de uma ambição compartilhada de promover com responsabilidade a pesquisa de ponta em IA e democratizar a IA como uma nova plataforma de tecnologia”, acrescentou Nadella.
“A Microsoft compartilha nossos valores e estamos empolgados em continuar nossa pesquisa independente e trabalhar para criar IA avançada que beneficie a todos”, pontuou Sam Altman, CEO da OpenAI.
Efeito ChatGPT: Microsoft faz investimento bilionário na OpenAI - The Brief - TecMundo
Read More
No comments:
Post a Comment