Natuza Nery, apresentadora d'O Assunto', e Eliseu Barreiro — Foto: Gustavo Scatena/Globo
O grupo Globo anunciou nesta segunda-feira (12) a ampliação dos investimentos em podcasts. Durante o evento podday, realizado em São Paulo e dedicado a debater o formato e anunciar os novos títulos, diretores do grupo falaram sobre as estratégias adotadas para 2023.
Participantes da primeira mesa do PodDay — Foto: Gustavo Scatena/Globo
Ainda este mês, o esportivo “Rivaldo Confidencial” também será disponibilizado na plataforma pelo canal do ge. A empresa planeja, ainda, o lançamento de videocasts inéditos em 2023 e a publicação de de trechos de podcasts no TikTok.
"Essa novidade aproxima o universo do áudio com o mundo das redes sociais e plataformas de vídeo. Cada vez mais, vemos podcasts se tornando plataforma de influência digital e dominando conversas nesses ambientes. Hoje, podcast é áudio, é social, é vídeo. Não existem mais fronteiras entre esses mundos. Isso é bom para os consumidores e para marcas que querem fazer parte dessa rotina de consumo”, diz Eliseu Barreira, Head de Gestão de Portfólio de Produtos Digitais e Canais Pagos na Globo.
Eliseu Barreira, Head de Gestão de Portfólio de Produtos Digitais e Canais Pagos na Globo. — Foto: João Cotta/Globo
Lançamentos de 2023
A curadoria dos podcasts próprios e apoiados passa por três grandes pilares, segundo Barreira.
"Primeiro, um monitoramento dos territórios que ainda não são explorados no formato, mas têm um mercado potencial. Segundo, olhar para os dados dos consumidores através de dado e inteligência. E o terceiro pilar é que estamos sempre muito em contato com produtoras e criadores, então recebemos muitos projetos. No final do dia, isso nos ajuda a entender em quais conteúdos vamos investir. É um processo muito vivo".
Além dos títulos de notícias, entretenimento, casos reais e variedades, uma novidade do catálogo para o ano que vem é a entrada do primeiro podcast ficcional, “O Último Recurso”, com Débora Falabella, Juan Paiva, Junior Melo, Abrãao de Santana e Matheus Silva. Também vão entrar títulos dos segmentos gastronomia e espiritualidade e o audiocurso “Como fazer um podcast”, com 20 audioaulas.
A empresa também ampliará a atuação em gêneros que são sucesso de audiência, como casos reais, sociedade e comportamento. Entre os destaques estarão a nova temporada do "Projeto Humanos", de Ivan Mizanzuk, que contará o caso de Leandro Bossi, e dois podcasts assinados por Emicida: um que contará a história da luta antirracista por meio do samba e outro sobre histórias infantis.
“Todas essas novidades endossam a relevância do mercado de podcasts para a Globo. Vemos um enorme potencial na expansão de nossa audiência, acompanhando os hábitos de consumo, pautando tendências e nos transformando com elas. Essas novidades oferecem inúmeras possibilidades para consumidores e marcas”, diz Eliseu Barreira.
Veja, abaixo, os 14 títulos de destaque na temporada 2023:
- O Último Recurso, criado por Bernardo Barcellos, estrelando Débora Falabella, Juan Paiva, Junior Melo, Abrãao de Santana e Matheus Silva, com participação especial de Leandro Firmino, Alex Nader e Eduardo Moscovis;
- Como Fazer Um Podcast, liderado por Sarah Azoubel e Bia Guimarães;
- Projeto Humanos: O Caso Leandro Bossi, de Ivan Mizanzuk;
- Eles Estão Aqui, com Ícaro Silva, Paulo Vieira e Jackson Antunes;
- Depois Que Tudo Mudou;
- Crônicas de um Cuidado (Temporada 2), um spin-off do Mamilos, comandado por Cris Bartis e produzido por Ju Wallauer;
- De Raspar o Tacho, de Pedro Duarte
- Todos os Caminhos, apresentado por Flavia Virginia, Padre Júlio Lancellotti e Lama Padma Samten, com convidados semanais;
- Campo dos Sonhos;
- Como Nascem os Grandes;
- Sereno, com grandes vozes do casting Globo, como Mateus Solano, Ana Hikari, Juan Paiva e Nicolas Prattes;
- Posso Mandar Áudio? (Temporada 2), com Dani Calabresa;
- Choque de Cultura (Temporada 3);
- Nós;
- D.P.A.
Segundo a diretora comercial da Globo, Valéria Soska, os resultados da empresa já mostram que o áudio é um formato de conexão entre as pessoas e a publicidade, sendo uma ótima oportunidade para que as marcas estejam associadas a conteúdos de grande interesse e engajamento dos usuários.
De acordo com uma pesquisa recente encomendada pela Globo e feita pelo Inteligência em Pesquisa e Consultoria Estratégica (Ipec), o consumo de podcasts pelos brasileiro segue em evolução e já alcança 23% da população com 16 anos ou mais. São mais de 38,6 milhões de ouvintes, um crescimento de 84% na comparação com 2019 - momento em que a Globo passou a acompanhar o consumo de podcasts no Brasil.
Os dados também apontam que o formato é mais popular entre os mais jovens: 53% dos ouvintes têm entre 16 e 34 anos.
“Aqui na Globo, estamos constantemente atentos à evolução da jornada dos usuários e trabalhando em entregas comerciais cada vez mais integradas em formatos de vídeo, display e também em áudio para sermos ainda mais eficientes e parceiros das marcas no enfrentamento dos seus desafios de negócio”, afirma Soska.
Os desafios
O podday também organizou mesas de debates sobre o formato. A primeira delas, mediada por Carlos Merigo, da B9, falou sobre os desafios da monetização via publicidade e contou com
Thiago Afonso, diretor comercial da CBN, Thaís Abrikian, gerente de produtos publicitários da Globo, Juliana Wallauer, cofundadora do podcast Mamilos, e José Melcher, diretor de vendas do Spotify Brasil.
O maior desafio da publicidade nesse formato, segundo Wallauer, é fazer as marcas entenderem o grande trunfo dos podcasts: os sentimentos de proximidade e intimidade gerados nos ouvintes e a vontade que a audiência de podcast tem de engajar com as ações.
Os profissionais também citaram o desafio de fazer as marcas entenderem que as métricas vão além dos números. "A grande métrica é a influência e o aproveitamento dos hubs que formam opiniões e pautam conversas na sociedade", citou Wallauer.
A segunda mesa do dia debateu os podcasts de notícia, com Renata Capucci (Fantástico), Claudia Croitor (g1), Malu Gaspar (O Globo), Juliana Prado e Thiago Barbosa (CBN).
Segundo os jornalistas, o primeiro desafio do gênero jornalístico foi transformar temas pesados em produtos aprofundados e atrativos.
Participantes da mesa 3 do PodDay — Foto: Gustavo Scatena/Globo
Claudia Croitor, editora-chefe do g1, coordenou a criação de "O Assunto" e diz que essa jornada passou por um grande trabalho de estudo. "Passamos um tempão fazendo pilotos diários para encontrar o tom e aprender a transformar o noticiário em um podcast que as pessoas quisessem ouvir."
Outro ingrediente dessa receita é buscar um elemento de atratividade. Malu Gaspar, voz de "O Foro de Teresina", "Malu tá ON" e "Interrompemos nossa programação", exaltou o poder da "fofoca" nos bastidores do podcast jornalístico como forma de aproximar e cativar o ouvinte.
Apesar dos desafios, os podcasts são um complemento importante, segundo Thiago Barbosa, gerente de produtos digitais da CBN. Para ele, os podcasts de notícias têm o poder de formar uma conexão muito forte com o público e ser fonte de feedbacks muito certeiros da audiência. O formato também pode pautar a programação dos veículos e aprofundar e destacar temas importantes que não puderam ser abordados no noticiário.
A terceira mesa do dia debateu "a influência através dos podcasts", com Gabie Fernandes (Dia Estúdio), Lorelay Fox (Para tudo) e Paulo Corrêa (E aí, gay).
Os influenciadores falaram sobre como seus podcasts são uma mescla entre suas experiências pessoais e os assuntos mais importantes nas redes sociais e na sociedade.
"Nosso desafio é sair do óbvio do que todo mundo fala. E a vantagem é ter a liberdade de sair do roteiro e se aprofundar em temas e assuntos que não sairão em outros lugares", conta Gabie.
Globo amplia investimentos em podcasts com novos títulos para 2023 e lançamento em YouTube e Tiktok - Globo.com
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