Rechercher dans ce blog

Monday, November 28, 2022

O buraco de minhoca de 'Interestelar' pode existir na vida real? - Multiverso Notícias

Por vezes, é difícil separar ficção científica da ciência na vida real. As produções cinematográficas apresentam fatos com tantos dados que os fãs de filmes como “Interestelar” e “Star Trek” acabam criando suas próprias teorias sobre o espaço sideral.

Em “Interestelar”, a Terra sofre graves crises ambientais. Diante da situação, os cientistas procuram maneiras de achar outros planetas que sejam habitáveis para os terráqueos. Nesse contexto, descobrem que uma forma de chegar a um outro planeta é através de um buraco de minhoca. Mas o que são eles?

Veja também

Buraco de minhoca

Oficialmente, o buraco de minhoca é chamado de “ponte de Einsten-Rosen”, pois estes foram os cientistas que descreveram pela primeira vez o possível fenômeno que seria capaz de realizar viagens intergalácticas em um período curto de tempo.

Diante dessa informação, vale observar que o tempo nada mais é do que uma criação do ser humano e que transcorre de maneiras diferentes em outros planetas do Universo.

A ciência sempre é capaz de descobrir novas coisas, mas, até o momento, o buraco de minhoca é apenas uma teoria.

Apesar disso, nada impede que esse espaço-temporal contínuo ainda continue sendo estudado e investigado para, quem sabe, serem feitas novas descobertas.

Buraco negro

No mais, o que temos como evidências – incluindo até mesmo fotos – é a existência de buracos negros pelo espaço sideral.

Eles foram descobertos através da Teoria da Relatividade Geral, de Einstein, e se diferem dos buracos de minhoca pelo fato de não serem uma ponte entre dois Universos ou um “encurtador” de caminho dentro de um mesmo Universo.

Evidências recentes

O primeiro registro fotográfico de um buraco negro foi feito em 10 de abril de 2019. Inúmeros cientistas e telescópios trabalharam para que esse buraco negro pudesse ser registrado.

Anteriormente ao registro, havia apenas simulações do sonho de um século de Albert Einsten. Porém, teoricamente, se um buraco negro fosse emparelhado com um espelho gêmeo, ele passaria a se chamar buraco branco e poderia formar um buraco de minhoca.

No entanto, esses buracos brancos não possuiriam semelhanças com um buraco de minhoca, assim como é descrito em filmes parecidos com “Interestelar”.

Buraco branco

Diferentemente dos buracos negros, em um buraco branco haveria uma singularidade em seu centro, além de muitos eventos ao seu redor.

Em uma situação hipotética, uma pessoa dentro de um possível buraco branco jamais poderia chegar ao horizonte dos eventos de fora devido ao fato de a velocidade ser maior do que a velocidade da luz.

Tradicionalmente, os buracos de minhoca são altamente instáveis; portanto, haveria um colapso caso uma única partícula qualquer entrasse em contato com eles.

Por fim, segundo a previsão de alguns físicos, um buraco de minhoca poderia ganhar estabilidade caso fosse formado a partir de um buraco negro giratório. No entanto, um buraco negro giratório não representaria um cenário seguro para todos nós.

Adblock test (Why?)


O buraco de minhoca de 'Interestelar' pode existir na vida real? - Multiverso Notícias
Read More

No comments:

Post a Comment

Apple lança sistema antirroubo para iPhone; saiba como ativar - G1

1 de 1 iPhone ganha nova configuração para evitar roubos — Foto: Bagus Hernawan/Unsplash iPhone ganha nova configuração para evitar...