A Deepmind, empresa do Google especializada em inteligência artificial, apresentou recentemente seu modelo chamado Gato. Essa chamada IA generalista seria capaz de realizar 600 tarefas diferentes. E na maioria dessas tarefas, a IA teria um desempenho melhor que um humano.
Antes de mais nada, a Deepmind teria construído a primeira inteligência artificial generalista, ou seja, capaz de aprender várias tarefas ao mesmo tempo, onde a maioria das IAs são treinadas para um propósito muito específico. Desde que a empresa americana apresentou seu novo trabalho, fez com que especialistas em computação de todo o mundo reagissem. Quais os limites desse Gato virtual?
O Gato aprende de tudo
O Gato é um modelo de inteligência artificial capaz de realizar nada menos que 604 tarefas diferentes. Ele aprende várias tarefas diferentes ao mesmo tempo. E de acordo com a empresa americana, seria melhor do que especialistas humanos em 450 dessas tarefas.
Ele é capaz de jogar videogames Atari, legendar uma imagem, conversar com um humano através de um bate-papo e empilhar blocos de um braço robótico que ele pode controlar como quiser. Toda a força do Gato está em um ponto: ele não esquece o que foi ensinado. Nos últimos anos, muitos modelos começaram a misturar diferentes habilidades. Podemos citar ” DALL-E” ou ” Imagen “, capazes de gerar imagens a partir de uma simples descrição textual.
Recentemente , a inteligência artificial francesa “NooK” conseguiu a façanha de vencer vários campeões mundiais de bridge. “AlphaZero”, outro modelo já construído pela Deepmind aprendeu a jogar go, xadrez ou até shogi. Com uma diferença: “AlphaZero” só poderia aprender uma tarefa por vez. Depois de aprender a jogar um jogo de estratégia, ele teve que esquecer o que havia aprendido para passar para o próximo jogo.
Sugestões para você
Veja também: Sinal 5G torna obrigatória a troca de parabólica; brasileiros podem receber GRATUITAMENTE nova antena
Rumo a uma super inteligência?
O Gato aprende várias tarefas diferentes ao mesmo tempo. Ele pode, portanto, facilmente mudar de uma habilidade para outra sem ter que esquecer. Este método é um passo significativo em direção a uma busca mítica, a da inteligência artificial generalista.
Nos primeiros dias da era do computador, muitos teóricos definiram essa inteligência como o objetivo final. Ela seria capaz de pensar, aprender, raciocinar, demonstrar lógica, em suma, ser semelhante aos humanos em seu modo de pensar. Então, estamos perto do fim?
Na realidade, em um mundo de tecnologia acostumado a efeitos de anúncio, as opiniões se dividem. Primeiro, a confiabilidade do modelo às vezes é forçada em questões básicas e comete erros. Por exemplo, durante uma conversa com uma pessoa,
A saber: o Gato teria respondido que Marselha era a capital da França, segundo um artigo do Techcrunch. Por sua vez, a Deepmind afirma que em 450 das 604 tarefas que Gato seria capaz de realizar, seu modelo obtém resultados melhores que um especialista em mais da metade dos casos. Todavia para alguns pesquisadores e especialistas da área, o Gato ainda estaria longe do desempenho de um humano.
Veja também: WhatsApp pode ser uma plataforma INCRÍVEL para vender; veja como ganhar dinheiro através do app
Conheça o GATO VIRTUAL que ajuda as pessoas em diversas tarefas: você vai se SURPREENDER - PronaTEC
Read More
No comments:
Post a Comment