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Monday, October 10, 2022

Companhia aérea proíbe uso de rastreadores AirTag nas malas durante voo - UOL

A Lufthansa baniu o uso de AirTags, rastreadores fabricados pela Apple, em malas despachadas e tem causado polêmica entre viajantes nas redes sociais — preocupados com o aumento de malas perdidas no caos aéreo europeu desde a retomada do turismo pós-pandemia.

No sábado (8), a companhia alemã anunciou via redes sociais que considera os dispositivos "perigosos" se ativados e que segue orientações de segurança da ICAO (Organização Internacional de Aviação Civil) a respeito deste assunto.

A aérea afirmou que sua função de transmissão de sinal — que permite a geolocalização das malas — é que seria potencialmente problemática e deve permanecer desligada durante o voo, o que torna a ferramenta inútil.

Durante reunião da ICAO em novembro de 2021, a mais recente a discutir o assunto, a agência da ONU reconheceu que não emitiu diretrizes que cubram de maneira ampla as implicações do uso dos rastreadores, como os AirTags.

O órgão ainda frisou que os equipamentos estão dentro dos padrões aceitos de interferência eletromagnética e que o ponto que deveria ser melhor avaliado era a resistência de suas baterias de lítio a potenciais condições de calor e atrito durante os voos. Ele ainda concluiu que a aceitação deste tipo de bateria a bordo deveria seguir as orientações de cada companhia aérea.

De acordo com a Apple, fabricante dos AirTags, a bateria do equipamento é feita de lítio e trata-se do modelo CR2032, já utilizado por outros pequenos eletroportáteis como calculadoras, relógios e etc. Ela pesa cerca de 0,109 gramas e tem capacidade de 0,675 Watts por hora.

A Lufthansa cita em suas orientações de segurança que são permitidas baterias acopladas em malas, removíveis ou não removíveis de até 0,3 g de conteúdo de lítio e até 2,7 Watts por hora — o que tornaria as baterias dos AirTags aceitáveis, segundo este critério.

No entanto, a aérea ainda não detalhou publicamente quais suas restrições em relação à capacidade de transmissão dos dispositivos.

Nossa procurou a Lufthansa e a Apple para comentar o assunto, mas não houve retorno até a publicação desta reportagem.

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