Intel e Broadcom demonstram o padrão que dizem ser a plataforma definitiva para os próximos 10 anos
Intel e a Broadcom fizeram a primeira demonstração da tecnologia Wi-Fi 7 nessa semana. As empresas divulgaram um vídeo com testes de velocidade realizados em um notebook equipado com um com processador Intel Core e uma solução Wi-Fi 7 conectada a um ponto de acesso Broadcom Wi-Fi 7.
Segundo a Broadcom, os usuários devem poder usufruir de taxas de transferências até 2,4 vezes maiores, além de uma latência menor e uma área de alcance maior. Carlos Cordeiro, Intel Fellow e diretor de tecnologias sem fio do Grupo Client Computing da Intel, e Vijay Nagarajan, vice-presidente da divisão de conectividade sem fio da Broadcom, explicaram um pouco a respeito da tecnologia capaz de entregar 5 gigabits por segundo.
Para entregar altas velocidades, o padrão utiliza recursos como canais de 320 MHz no espectro de 6 GHz, ainda não licenciado, modulação de dados QAM 4K, conexões simultâneas em diversas bandas e operação multilink.
Com as tecnologias de conexão sem fio ficando bem mais rápidas, e os roteadores seguindo o mesmo caminho e com suporte a uma quantidade bem maior de dispositivos conectados ao mesmo tempo, tornando natural a migração de conexões com fio para conexões sem fio, mesmo em computadores de mesa. Atualmente várias fabricantes de placas-mãe já oferecem WiFi em suas placas, e na medida que a tecnologia fica ainda mais rápida, pode ganhar mais espaço nesse tipo de produto.
Wi-Fi 7: o que é e quais as mudanças da próxima geração de conectividade sem fio
Potencial do Wi-Fi 7
Definido pela Intel e Broadcom como a "plataforma definitiva para os próximos 10 anos de experiências sem fio", o Wi-Fi 7 deve contribuir para que os usuários consigam executar atividades que exijam uma alta carga de dados de forma estável com mais facilidade. Entre as tarefas listadas pelas companhias estão, por exemplo, soluções de realidade aumentada e virtual, streaming de mídia 16 K de ultra alta definição, além de trabalhar e jogar de forma rápida, responsiva e com mais de um dispositivo conectado.
“O que aconteceu hoje envia uma mensagem clara: o ecossistema está pronto e o Wi-Fi 7 está aqui para garantir capacidade extraordinária, com velocidades extremamente rápidas, garantindo a extensão da banda larga, alcançando a casa dos gigabits", descreve Vijay Nagarajan.
Padrão de Wi-Fi mais recente e o futuro Wi-Fi 7
Até o momento, o padrão mais veloz de Wi-Fi disponível ao público é o Wi-Fi 6E, lançado em 2020. A versão 6E conta com um espectro dedicado com até sete canais de 160 MHz, o que possibilita à tecnologia entregar uma velocidade de conexão sem fio até 3 vezes mais rápida que o Wi-Fi 5, por exemplo, além de possuir outras vantagens se comparado aos padrões anteriores.
O Wi-Fi 7 promete uma capacidade maior que o Wi-Fi 6E, mas ainda deve demorar algum tempo até estar disponível ao público e ainda mais para que se popularize. A expectativa é de que no início de 2024 uma versão final seja lançada.
.....
Tchau fios: Wi-Fi 7 será até 2.4x mais rápido, com menor latência e maior alcance - Adrenaline
Read More
No comments:
Post a Comment