A empresa McAfee, que trabalha com segurança na internet, recentemente descobriu alguns vírus que estavam presentes em extensões do Chrome e roubavam os dados dos usuários. Algumas delas contam com milhões de downloads, o que significa que muitas informações podem estar sendo coletadas. Acompanhe a leitura e entenda melhor.
Leia mais: Saiba quais as principais comidas que NÃO devem ir para a geladeira
Vírus em extensões do Chrome
Esse tipo de ferramenta é importante para quem usa e prefere o navegador Google Chrome, uma vez que ela acrescenta funções que não estão disponíveis nele. Algo importante para se ter em mente é que esses recursos não são tão inocentes quanto aparentam, logo podem comprometer a privacidade dos usuários.
As cinco extensões maliciosas identificadas foram as seguintes:
- Netflix Party;
- Netflix Party 2;
- Full Page Screenshot Capture – Screenshotting;
- FlipShope – Price Tracker Extension;
- Autobuy Flash Sales.
Outras extensões maliciosas também já foram identificadas em outras ocasiões, mas algumas delas ainda são utilizadas até hoje.
O que acontece com os dados roubados por extensões infectadas?
De forma resumida, os vírus presentes nesses recursos alteram as configurações dos navegadores (nesse caso, do Chrome) para mostrar resultados em sites de pesquisas que divulgam softwares desconhecidos, falsas pesquisas e sorteios, além páginas de relacionamento suspeitas e jogos adultos.
Os hackers, que são as pessoas por trás dessas ferramentas maliciosas, conseguem lucrar a partir dos acessos aos endereços. O ChromeLoader, por exemplo, é um tipo de vírus que pode ser encontrado em extensões maliciosas e que bateu recorde de detecção no mês de maio. Ele exerce exatamente as funções mencionadas acima com a finalidade de gerar lucros para os hackers.
Internet Download Manager: ameaça recém-descoberta
O site de segurança digital Bleeping expôs recentemente uma nova ameaça chamada Internet Download Manager. O site também mostrou os seus vários vetores de ataques. O principal deles é a abertura automática de links veiculados a sites suspeitos, além da exposição de anúncios e pop-ups com propagandas e páginas fraudulentas.
Como evitar os vírus no navegador?
Evite baixar extensões de desenvolvedores desconhecidos. Prefira links disponíveis em sites oficiais e reconhecidos. Além disso, também vale a pena observar os comentários dos usuários que já utilizaram os recursos, pois eles podem conter relatos de pessoas que já se contaminaram antes.
Alerta: vírus disfarçado de extensão do Chrome rouba dados dos usuários - Escola Educação
Read More
No comments:
Post a Comment