O Dia do Gamer é comemorado em 29 de agosto desde 2008, após ter sido criado por um grupo de revistas especializadas na Espanha. Ao longo dos anos, diversos jogos foram essenciais para a "formação" de novos players, incluindo franquias como Zelda, Super Maior Bros., GTA, Resident Evil, entre outras. Esses e outros títulos foram destaque na indústria e ultrapassaram diversas barreiras, ganhando versões, continuações e adaptações nos consoles e PCs. Neste Dia do Gamer, veja as principais séries do mercado gamer e relembre alguns de seus principais representantes:
GTA San Andreas foi um dos jogos que mais marcou o mundo gamer, sendo referência até hoje; veja outras franquias de sucesso — Foto: Divulgação/Rockstar
👉 Qual o melhor jogo de tiro? Opine no Fórum do TechTudov
Counter-Strike
Lançado no PC, Counter-Strike 1.6 não foi exatamente a primeira versão do famoso jogo de tiro, mas, com certeza, é a sua mais famosa. Lançada em 2003, esta versão foi a responsável por popularizar CS em todo o mundo, especialmente no Brasil, contaminando lan houses com partidas e embates que duravam toda a madrugada. Vale lembrar que a franquia, em si, já existia desde1999, com um game homônimo que ficou disponível para PC.
Por conta do grande sucesso, CS 1.6 inspirou outros games de tiro a seguir o mesmo caminho, com estilo similar e outros detalhes de destaque. Counter Strike: Global Offensive (CS:GO), título mais recente da franquia, é um dos exemplos, bem como o super-famoso Valorant, da Riot Games, que pega vários elementos emprestados do título da Valve.
Counter-Strike 1.6 foi exemplo de jogos de tiro para PC e inspira sucessos da atualidade, como Valorant — Foto: Divulgação/Valve
Grand Theft Auto
GTA é outra franquia de sucesso no mundo dos games. O primeiro título, de 1997, ainda trazia uma visão superior e gráficos 2D, mas começou a mudar a partir de GTA 3, em 2001, trazendo ação em terceira pessoa e mundo aberto em Liberty City. Apesar disso, foi no game seguinte, GTA San Andreas, que a série atingiu "outro patamar".
O game, lançado em 2004 para PS2 fez um enorme sucesso, ganhando ainda versões em outros consoles e também no PC. O jogo é uma das versões mais elogiadas da série GTA, graças a um mundo verdadeiramente vasto para se explorar e por ser, até então, o mais realista de todos à época.
GTA: San Andreas é considerado um dos melhores exemplos de toda a saga GTA por protagonistas e mapa — Foto: Divulgação/Rockstar
A história de CJ emocionou da mesma forma que criou expectativa e emoção. O game até hoje é jogado e aproveitado por seus fãs, principalmente por ter recebido uma versão remasterizada pela Rockstar voltada para consoles mais recentes. Sua cidade fictícia, Los Santos, também voltou a aparecer em GTA 5, que já superou o antecessor enquanto título de maior sucesso da franquia.
Final Fantasy
Final Fantasy nasceu no NES em 1987 como uma última tentativa da empresa Squaresoft conseguir algum destaque no mercado de games. O jogo era um RPG com batalhas em turnos, classe de personagens e história épica, onde um grupo de heróis precisava resgatar um poderoso cristal para restaurar a ordem mundial. O sucesso foi tanto que hoje há mais de 50 games da saga, entre títulos principais e spin-offs. Final Fantasy 7, Final Fantasy Tactics e Final Fantasy 13 são alguns dos exemplos recentes de sucesso.
Entre remakes e jogos originais, Final Fantasy é um dos melhores RPGs de todos os tempos — Foto: Divulgação/Square Enix
Com o tempo, Final Fantasy recebeu versões, adaptações, continuações diretas e indiretas. Cada um deles, porém, tem história e personagens próprios, compartilhando apenas alguns elementos em seu grande universo. Ainda assim, acontece de termos games onde vários personagens se encontram, como em Dissidia Final Fantasy.
Resident Evil
Criação da Capcom, em 1996, Resident Evil é um dos maiores exemplos de séries que dão certo até hoje. O primeiro jogo da franquia coloca os jogadores em uma mansão cheia de zumbis para lidar com ameaças sobrenaturais. Atualmente, a premissa não mudou tanto – apenas as criaturas e também as localidades. O título também é lembrado como uma das principais inspirações para os demais jogos do gênero de horror e sobrevivência que conhecemos hoje.
Resident Evil Village é o oitavo game da série da Capcom que não para de ganhar popularidade — Foto: Divulgação/Capcom
Resident Evil gerou sequências numeradas – atualmente estamos no oitavo jogo – e também vários spin-offs. Mas não apenas isso: o sucesso permitiu que a saga fosse adaptada para outras mídias. Existem filmes com atores reais, seriado, filmes animados, mangás e até jogos de cartas e tabuleiro. A franquia vendeu mais de 127 milhões de cópias no mundo todo até 2022 e tudo isso é prova de seu sucesso.
Street Fighter
O primeiro Street Fighter chegou nos fliperamas em 1987 mas este não seria seu maior sucesso. Isso viria com Street Fighter 2, de 1991, implementando vários elementos que tornaram a série um padrão para jogos de luta e exemplo a ser seguido durante muitos anos. Não por acaso, essa é a série de luta que mais vendeu no mundo todo, com US$ 12,2 bilhões em vendas, segundo a Capcom.
Street Fighter 5 é um dos jogos mais recentes da saga e que usam elementos clássicos de Street Fighter 2 — Foto: Divulgação/Capcom
O próximo game da franquia será Street Fighter 6, que deve chegar em breve. Apesar do número, não são apenas seis jogos na série: há spin-offs como Street Fighter Zero/Alpha, além de relançamentos que fizeram o mesmo sucesso. Street Fighter também já foi adaptado para as telonas mais de uma vez e ganhou outras versões em animações.
Super Mario Bros.
A série de games da Nintendo foi responsável por popularizar todo o gênero de jogos de plataforma. Desde 1985 no NES, Super Mario Bros. trouxe à cultura pop os irmãos Mario e Luigi, além de personagens como Peach, Bowser, entre outros. Entre os títulos de destaque vale citar Super Mario 64, Super Mario Bros. 3, Super Mario Land e mais, alcançando diferentes gerações de consoles e portáteis da Nintendo.
Super Mario Bros. 3 é clássico e um dos mais elogiados de toda a saga — Foto: Divulgação/Nintendo
São mais de 380 milhões de cópias vendidas no mundo todo, e Mario se tornou um ícone que vai além dos games. O "astro" da Nintendo aparece em vários outros jogos, como a série Smash Bros., e é referência em séries, filmes e outras produções dentro e fora da empresa japonesa.
The Legend of Zelda não é exatamente um RPG, mas mescla elementos de ação com exploração e evolução de personagem. O primeiro game, de 1986, fez fama no NES e foi o suficiente para se tornar uma nova febre entre Nintendistas. O jogo é protagonizado pelo herói Link, que não está no nome do título, mas tem sempre a missão de salvar a princesa Zelda – e, às vezes, se aliar a ela em alguns casos de outras missões.
The Legend of Zelda Breath of the Wild é o exemplo mais recente de sucesso da saga — Foto: Divulgação/Nintendo
The Legend of Zelda: Ocarina of Time, The Legend of Zelda: Majora’s Mask, The Legend of Zelda: Link’s Awakening e The Legend of Zelda: Breath of the Wild são alguns dos principais e mais elogiados jogos de toda a saga, sempre evoluindo em termos gráficos e de jogabilidade. São mais de 18 jogos, adaptações para outras mídias e até mesmo spin-offs.
Warcraft nasceu em 1994 com Warcraft Orcs & Humans, um jogo de estratégia para computadores que colocava os usuários em guerras com um mapa relativamente limitado. O game cresceu e se tornou muito mais que isso, alternando gêneros, criando spin-offs e gerando um dos maiores sucessos da indústria: World of Warcraft, MMORPG gigantesco que usa o mesmo mundo como base, mas com jogabilidade totalmente diferente.
Warcraft ficou tão famoso que rendeu um MMORPG, World of Warcraft — Foto: Divulgação/Blizzard
World of Warcraft certamente é um dos grandes exemplos de jogo bem-sucedido e com milhares de cópias vendidas. Também foi o responsável por popularizar os MMORPGs, ainda que tenha sido lançado pago e com mensalidade – nada barata, inclusive. Por mais que não seja de fato o primeiro game de estratégia da história, Warcraft marcou época pelo pioneirismo.
Pokémon começou como um tímido RPG de portáteis, em 1996, para Game Boy. A premissa era simples: viaje pelo mundo caçando pequenas criaturas que cabem no bolso e coloque-as para lutar, ganhar prêmios e tornar-se o campeão. O sucesso foi estrondoso e, desde então, a série não parou de ganhar títulos, até os dias atuais – com os futuros Pokémon Scarlet e Violet chegando por aí.
Pokémon começou nos anos 90 e hoje tem série, desenho, filme, mangá e mais — Foto: Divulgação/Nintendo
Apesar disso, a maior prova do sucesso de Pokémon está no fato de ser parte importante da cultura pop entre diferentes mídias. Pouco tempo depois do game veio o desenho animado no Japão. Logo, ele ganhou versões por todo o mundo, incluindo no Brasil, e se tornou um sucesso com dezenas de temporadas, que ainda estão em exibição e nunca param de ganhar novos episódios. Filmes, jogo de cartas e games de diferentes estilos já fizeram parte da história da franquia.
Muita gente pode discordar, mas a importância de Tetris para os games é imensa. Lançado na antiga União Soviética em 1984, Tetris foi fruto da imaginação de um designer russo conhecido como Alexey Pajitnov, que passou por maus bocados até conseguir lançar seu game e receber aclamação mundial. Depois, conseguiu uma parceria oficial com a Nintendo, e seu título chegou ao Game Boy em 1989.
Tetris até hoje ganha versões modernas, como Tetris Effect — Foto: Divulgação/Stage Games
A mecânica de Tetris é bem simples: várias peças caem de cima da tela, enquanto o jogador precisa posicionar cada um delas na linha inferior, encaixando-as e eliminando-as quando uma linha é formada. Caso a tela toda fique cheia, o usuário perdeu o game e precisa começar tudo de novo. Simples, teve sucesso, rendeu clones e inspirou diversos gamers mundo afora.
Dia do Gamer: 10 franquias que transformaram gerações em players - TechTudo
Read More
No comments:
Post a Comment