Nesta quinta-feira (14), o cometa K2 estará no ponto mais próximo da Terra, a 270 milhões de quilômetros. O doutor em física do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) Marcelo Schappo explicou de onde ele vem e quais são as características deste corpo celeste (veja mais abaixo).
Apesar do cometa estar mais perto da Terra, durante os meses de maior proximidade a observação só será possível com telescópios, devido ao brilho pouco intenso. Segundo Schappo, o corpo celeste foi descoberto em 2017.
Infográfico mostra origem do cometa K2 — Foto: Arte/Ben Ami Scopinho
Conforme Schappo, as características que associamos à aparência do cometa, como a cauda, ocorrem conforme o corpo celeste se aproxima do Sol. Veja os detalhes abaixo:
Infográfico mostra como cometa adquire características associadas a ele, como a cauda — Foto: Arte/Ben Ami Scopinho
LEIA TAMBÉM:
O que é um cometa?
Assim como os planetas, os cometas orbitam o Sol. Eles são diferentes dos asteroides, entretanto, por causa de sua composição. Os asteroides são normalmente feitos de materiais rochosos e metálicos.
Os cometas são um pouco como uma bola de neve maciça, feita de gelo e poeira, e algum material rochoso. Pode-se reconhecê-los no céu noturno por suas longas caudas, que podem se estender por milhões de quilômetros.
VÍDEOS: Meteoros e outros destaques do céu de SC
Veja mais notícias do estado no g1 SC
Infográfico mostra características do cometa K2, que passa perto da Terra nesta quinta - Globo.com
Read More
No comments:
Post a Comment