Rechercher dans ce blog

Saturday, May 28, 2022

Por que alguns jogos dependem mais do processador do que da placa de vídeo? - Globo

Qualquer pessoa que já montou seu próprio computador sabe que alguns jogos dependem mais do processador (CPU) do que da placa de vídeo (GPU) para obter um bom desempenho. Dentro dos esports, isso é quase uma constante: LoL, CS:GO, Valorant e Rainbow Six Siege são alguns exemplos de jogos que favorecem os jogadores que possuem uma maior fluidez de movimento — ou seja, uma maior taxa de quadros por segundo.

Bombside B do mapa Dust2, do CS:GO — Foto: Reprodução

Bombside B do mapa Dust2, do CS:GO — Foto: Reprodução

Por outro lado, jogos mais focados em aventura e em cenários marcantes costumam pesar na placa de vídeo, deixando a CPU "tranquila". Em suma, a motivação para isso é até simples de ser respondida: jogos com natureza gráfica mais requintada darão mais trabalho para a GPU, enquanto outros jogos requerem um processamento maior de informações, pesando na CPU.

Para se aprofundar nesse questionamento, o ge conversou com Pietro Colloca, engenheiro de aplicações da Intel, que explicou com detalhes o caminho de processamento que os jogos percorrem em um computador.

— O processador é o foco principal, ele faz toda a parte de cálculos dentro do computador. Pensando no cenário do jogo, a gente vai ter a parte de física do jogo, vai ter iluminação... Tudo que é atrelado a carregamento de textura vai estar trabalhando com o processador. Ele vai passar essas informações pra placa de vídeo renderizar — explica Colloca.

Jogos como Age of Empires, com muita presença de inteligência artificial, requerem bastante do processador — Foto: Divulgação/Xbox Game Studios

Jogos como Age of Empires, com muita presença de inteligência artificial, requerem bastante do processador — Foto: Divulgação/Xbox Game Studios

Em suma, o processador é o "matemático" do computador, responsável por calcular todas as informações que estão sendo mandadas para ele. Depois de traduzir essas informações, ele passa a bola para a GPU, que transforma as informações em imagem.

Dentro de jogos competitivos, são várias as informações que podem ser processadas pela GPU:

— Algumas partes de física: sombra, quando você joga uma granada no CS:GO e tem o cálculo da trajetória. Alguns jogos que envolvem inteligência artificial, pensando num cenário competitivo de Starcraft ou Age of Empires, tem todo um cálculo por trás, também — exemplifica Colloca.

A importância das resoluções

Naturalmente, jogos com texturas mais pesadas serão um desafio maior para placas de vídeo. A qualidade gráfica alta costuma pesar na GPU, mas Colloca explica que isso também é um fator para o processador. O exemplo prático dado por ele é o CS:GO, em que muitos jogadores reduzem a resolução para melhorar a taxa de FPS.

— É menos informação pra o processador pensar. Quando o jogo é em 4K, ele vai ter que pegar todas as posições de coisas que estão nessa 'pintura' em 4K pra poder passar pra placa de vídeo. Reduzindo a resolução, você reduz o tamanho do processamento — explica o engenheiro.

Como essa tecnologia vem evoluindo?

De acordo com Colloca, a 12ª geração de processadores da Intel, a mais recente no mercado, traz uma tecnologia nova para a mesa. O hardware agora atua em duas frentes separadas: o Performance Core, focado em tarefas pesadas e jogos, e o Efficient Core, responsável por processos mais simples e rotineiros do Windows:

— Por exemplo, o Windows vai estar rodando algumas coisas por trás, as rotinas do sistema. Então, você não vai usar a parte do processador que é pensada pra gaming nessas tarefas mais tranquilas. Se você tá rodando o Discord, ele vai estar no background, ele não vai consumir processamento do Performance core — afirma, cravando que abrir o programa de comunicação não afetaria em nada o desempenho do jogo.

Colloca ainda menciona a linha Arc de placas de vídeo da Intel. Pela primeira vez, a marca terá GPUs dedicadas, e elas contarão com a tecnologia Deep Link — uma conexão entre o processador Intel e a placa de vídeo, que trará ainda mais performance.

Adblock test (Why?)


Por que alguns jogos dependem mais do processador do que da placa de vídeo? - Globo
Read More

No comments:

Post a Comment

Apple lança sistema antirroubo para iPhone; saiba como ativar - G1

1 de 1 iPhone ganha nova configuração para evitar roubos — Foto: Bagus Hernawan/Unsplash iPhone ganha nova configuração para evitar...