A Samsung anunciou nesta terça-feira (24) a chegada do monitor curvo Odyssey Neo G9 no mercado brasileiro. Voltado para os gamers, o aparelho tem como destaque uma tela de 49 polegadas (124,46 cm) com tecnologia Mini LED, que oferece cenas com melhor equilíbrio de iluminação.
O produto foi desenvolvido para funcionar com um painel com alta taxa de atualização (240 Hz), o que torna as animações mais fluídas, além de ter um tempo de resposta rápido, de 1 ms (milissegundo). O valor oficial de lançamento é de R$ 13.599.
No Brasil, ele pode ser comprado em lojas varejistas e no site da Samsung, informou a empresa durante evento de lançamento realizado na tarde de hoje em São Paulo.
Como dá para usar o monitor
A proporção da tela é de 32:9 e equivale a dois monitores de 27 polegadas. O consumidor pode usá-lo de diferentes formas como:
- imagens exibidas no painel todo, de ponta a ponta.
- duas cenas diferentes sendo transmitidas na tela dividida em duas partes. Exemplo: de um lado, ela exibe o game sendo jogado. Do outro, informações sobre a transmissão ao vivo do jogo.
- vários programas/vídeos abertos ao mesmo tempo e distribuídos no display, sem sobrescrevê-los.
As tecnologias no monitor curvo
O produto foi desenvolvido com LEDs (lâmpada digital que usa semicondutores para produzir a luz e "desenhar" a imagem exibida) 40 vezes menor, chamados Mini LEDs.
Aliado a isso, o Odyssey Neo G9 tem uma fonte de luz de 12 bits, que representa a quantidade de cores que é possível exibir — simplificando, quanto maior o número, melhor.
Esse conjunto faz com que o brilho do monitor fique mais intenso quando a imagem exige que ele fique. Ou seja, permite que regiões mais escuras na cena fiquem mais escuras e as mais claras fiquem mais brilhantes.
O contraste (de 1.000.000:1) também foi melhorado para reproduzir cores e profundidade com ainda mais realidade e imersão. A resolução da tela é de 5.120 x 1.440 pixels.
Design
Segundo a Samsung, o modelo foi desenvolvido com a curvatura de 1000 raios, inspirada no olho humano. Uma vez posicionado no centro do monitor, o gamer consegue acompanhar as imagens no centro da tela e nas laterais.
Na parte de trás, o monitor tem um acabamento branco e um suporte luminoso fica centralizado para segurar a estrutura do aparelho —ele pode ser girado, inclinado e ajuda a ajustar a altura.
De acordo com a empresa, o consumidor pode configurar a parte luminosa para que ela acompanhe a cor que aparece majoritariamente na tela do monitor enquanto um game é explorado. Por exemplo, se a cena tiver mais tons amarelados, a parte de trás vai ficar iluminada com a cor amarela.
Taxa de atualização: um capítulo a parte
A taxa de frequência (ou de atualização) é o número de vezes que uma cena na tela é atualizada por segundo. Quanto maior o número, mais rápida será a transição das animações dos jogos (e de qualquer coisa exibida na tela) e mais detalhado.
Em um game de guerra, por exemplo, monitores com alta taxa nesse quesito permitem que os jogadores consigam reagir mais rápido antes de serem atacados.
As frequências mais comuns hoje em dia no mercado são de 60 Hz, 144 HZ e 240 Hz (como no caso do lançamento da Samsung).
Contudo, para que o monitor consiga funcionar no máximo de sua capacidade, o computador ou o console de videogame precisam ser compatíveis com essa configuração, explicou Marina Correia, gerente de monitores da Samsung Brasil.
A conferência das especificações técnicas dos dispositivos é importante nessa hora, acrescentou.
Outras especificações técnicas:
- Duas entradas USB 3.0 e duas HDMI 2.1
- Peso do monitor com suporte: 14,5 kg
- Peso sem suporte: 11,9 kg
- Dimensão com suporte: 1.149,5 de largura x 537,2 de altura x 418,3 mm de espessura
- Dimensão sem suporte: 1.149,5 de largura x 363,5 de altura x 287,4 mm de espessura
*Com informações de Simone Machado, em colaboração para Tilt.
Odyssey Neo G9: monitor curvo da Samsung chega ao Brasil por R$ 13.599 - Tilt
Read More
No comments:
Post a Comment