A Apple lançou nesta segunda-feira a quarta grande atualização de seus sistemas operacionais, o iOS 15.4 e o iPadOS 15.4. Os novos recursos presentes no update trazem ferramentas há tempo esperadas: o uso do Face ID com máscara e Controle Universal.
Além de trazerem diversas novas funções, as versões corrigem, de acordo com a Forbes, 39 problemas de segurança, alguns dos quais são sérios.
O iOS 15.4 estará disponível para todos os dispositivos compatíveis com iOS 15 — ou seja, aparelhos a partir do iPhone 6S. Já o iPadOS 15.4 está disponível para todos os modelos do iPad Pro, o iPad Air de segunda geração e superior, o iPad mini de quarta geração e superior, desde a quinta geração do iPad básico e posteriores.
Recursos
Face ID com máscara
Sim, agora será possível desbloquear o seu aparelho usando máscara. A Apple já havia liberado a possibilidade de desbloquear o iPhone com o Apple Watch. Entretanto, agora será possível usando máscara.
O recurso usa a área ao redor dos olhos para fazer a autenticação e, por isso, você precisará ser mais preciso sobre o ângulo em que está segurando o telefone, além de estar olhando para o iPhone ao desbloqueá-lo com a máscara. O recurso deve funcionar com pessoas que usam óculos, mas não com óculos de sol.
O Face ID com máscara é limitado aos modelos iPhone 12 e iPhone 13 e, portanto, não está disponível nos iPhones anteriores. A Apple alerta também que ativar o novo recurso pode tornar o Face ID menos preciso em geral.
Controle Universal
O Controle Universal permite que você use o teclado e o mouse de um Mac para controlar um iPad, completamente sem fio. É possível até arrastar e soltar arquivos do tablet de volta para um computador.
Para usar este recurso é preciso que o seu Mac esteja executando o macOS Monterey 12.3 — também lançado na segunda-feira — e que o iPad esteja executando o iPadOS 15.4.
Por estar ainda na versão beta, o Controle Universal pode apresentar algumas falhas, além de não estar disponível para todos os modelos de Mac e iPad.
De acordo com a Apple, ambos os dispositivos devem estar conectados ao iCloud com o mesmo ID Apple usando autenticação de dois fatores. Para usar sem fio, ambos os dispositivos devem ter Bluetooth, Wi-Fi e Handoff ativados e devem estar dentro 10 metros (30 pés) um do outro. Além disso, o iPad e o Mac não devem compartilhar uma conexão de celular e internet. Para usar via USB, você deve confiar no seu Mac no iPad.
Novos emojis
A nova atualização do iOS trouxe 37 novos emojis e 75 tons de pele para um total de 112 novos personagens, entre eles novas opções para grávidas, mãos formando um coração, uma saudação e um emoji de morder os lábios.
Há também um rosto derretido, um rosto segurando as lágrimas, um ninho de pássaro, coral, um lótus, uma bateria fraca e feijão, entre diversos outros.
Automações pessoais em Atalhos
Há uma nova opção para automações pessoais no app Atalhos, "Notificar ao executar". A função permite ativar ou desativar as notificações de atalhos ativados. Dessa forma, você pode optar por não ser notificado quando um atalho for ativado.
Chaves do iCloud
Usuários do iCloud Keychain (Chaves do iCloud) poderão adicionar anotações aos seus logins, como por exemplo, uma dica de senha.
Além disso, não será mais possível salvar uma senha sem um login associado — algo especialmente útil para aqueles casos em que o Safari cria uma senha forte e, por algum motivo, não salva as informações de login conjuntamente.
A Apple oferece recomendações de segurança para senhas fracas ou comprometidas no iCloud Keychain. No entanto, pode ser que você não consiga alterar essas senhas em algumas situações.
Nesses casos, com a nova atualização, você poderá dispensar esses alertas. Dessa forma, a recomendação de segurança será ocultada e não aparecerá na seção principal de senhas.
Domínio personalizado no e-mail
Assinantes iCloud+ podem configurar um domínio personalizado com o iCloud Mail diretamente no iPhone. Até então o recurso só funcionava pelo site iCloud.com da Apple.
SharePlay
Com a nova atualização, alguns após podem iniciar chamadas do SharePlay a partir do aplicativo. Até então só era preciso iniciar uma chamada do SharePlay e depois abrir o app.
SOS de Emergência
Para iniciar uma chamada de emergência, é preciso manter pressionados os botões lateral e de volume até que uma contagem regressiva comece. Ao final da contagem, o iPhone ligará para os serviços de emergência.
Ligar com cinco toques agora é uma opção e precisa ser ativada em Configurações.
Atualização de AirTags anti-perseguição
Ao configurar um AirTag ou um dispositivo em Buscar, agora aparece um aviso de que o dispositivo está bloqueado para um Apple ID e que usá-lo para rastrear alguém sem consentimento é crime.
Toque para pagar com o iPhone
O recurso foi adicionado para permitir que iPhones compatíveis com NFC aceitem pagamentos por meio do Apple Pay, cartões de crédito e débito sem contato e outras carteiras digitais, sem exigir hardware adicional.
Com isso, apps iOS compatíveis podem aceitar pagamentos de iPhone para iPhone. O "Toque para pagar com iPhone" está disponível para iPhone XS ou posteriores.
Filtros de Podcast
Agora você pode filtrar episódios por reproduzidos, não reproduzidos, baixados ou salvos. É possível também ir a qualquer programa e filtrar por uma temporada específica.
Outras novidades
- Cidadãos da União Europeia podem adicionar seus cartões de vacina ao aplicativo Wallet para facilitar o acesso.
- O recurso de tradução no Safari agora suporta italiano e chinês (tradicional).
- O aplicativo Apple News oferece descoberta aprimorada de conteúdo de áudio no feed Hoje e na guia Áudio.
- A Siri pode fornecer informações de hora e data enquanto estiver off-line no iPhone XS, iPhone XR, iPhone 11 ou mais recente.
- O close-up na Lupa agora pode usar a câmera ultra grande angular no iPhone 13 Pro e no iPhone 13 Pro Max para destacar melhor pequenos objetos.
- O app Carteira (Wallet) ganhou um widget com o resumo de seus gastos na última semana.
- Usuários americanos podem escolher uma nova voz para a Siri, mais neutra em termos de gênero.
- Os iPhones e iPads ganharam a opção de ativar e receber notificações push de sites.
Correções de segurança
A nova atualização do iOS corrige vários problemas no WebKit, mecanismo que alimenta o navegador Safari da Apple, e no Kernel, que pode permitir a execução de código arbitrário por meio de um aplicativo malicioso. A empresa listou todos os conteúdos de segurança do iOS 15.4 e iPadOS 15.4.
Entretanto, você pode ficar calmo, pois nenhuma das vulnerabilidades corrigidas no iOS 15.4 estão sendo explorada ativamente. No entanto, é importante atualizar o sistema o quanto antes. Para isso, acesse "Configurações" > "Geral" > "Atualização de software".
iPhone agora desbloqueia tela mesmo com máscara; veja como utilizar - Tilt
Read More
No comments:
Post a Comment