A sonda espacial Solar Orbiter, uma parceria da NASA com a Agência Espacial Europeia (ESA), capturou uma imagem da maior erupção solar já observada com o disco solar completo. O registro do evento, que se estendeu por milhões de quilômetros no espaço, foi feito no dia 15 de fevereiro.
Essas erupções são frequentemente associadas a ejeções de massa coronal, que, se direcionadas para a Terra, podem causar grandes estragos nas tecnologias existentes aqui. Felizmente, essa não foi.
Veja a postagem da ESA no Twitter sobre o feito:
Wow! The giant solar eruption of 15 Feb seen by #SolarOrbiter – the largest solar prominence ever observed in a single image together with the full solar disc, thanks to the novel design of our Full Sun Imager.
— ESA's Solar Orbiter (@ESASolarOrbiter) February 18, 2022
https://t.co/gtF6DLfkEy #ExploreFarther #WeAreAllSolarOrbiters pic.twitter.com/VS5jqRrcPU
A imagem foi capturada pelo 'Full Sun Imager' (FSI), que foi projetado para observar o disco solar completo mesmo durante passagens da sonda mais próximas do Sol. Em 26 de março, a espaçonave ficará a apenas cerca de 0,3 vezes a distância Sol-Terra, quando o Sol preencherá uma porção muito maior do campo de visão do telescópio.
A proeminência observada pelo Solar Orbiter é o maior evento do gênero já capturado em um único campo de visão junto com o disco solar até o momento e, segundo a ESA, abre novas possibilidades para ver como esses eventos se conectam ao disco solar.
Segundo a ESA, o evento é "um lembrete importante da natureza imprevisível do Sol e da importância de entender e monitorar seu comportamento."
Sonda Solar Orbiter flagra erupção solar gigante; veja - TecMundo
Read More
No comments:
Post a Comment