A empresa realizou seu próprio ataque de ransomware contra os cibercriminosos
Na última sexta-feira (25), sistemas da NVIDIA foram afetados por um ataque de sequestro digital (ramsonware) que não afetaram as atividades da companhia. Na ocasião, a companhia afirmou que estava trabalhando para avaliar o escopo da ocorrência, sem oferecer detalhes se ela chegou a comprometer dados pessoais de consumidores.
No entanto, informações do site Tom’s Hardware afirmam que o ataque afetou sistemas de e-mail e ferramentas de desenvolvedores, que ficaram fora do ar durante alguns dias. O responsável pelo ataque seria o grupo conhecido como LAPSU$, que teria sofrido com uma resposta imediata da companhia na forma de um “hack” de seus sistemas.
Segundo informações do grupo Vx-underground, a NVIDIA identificou os responsáveis pelo ataque e foi capaz de se infiltrar nos sistemas usados por ele. A retaliação da empresa veio na forma de um ataque de ransomware próprio, no qual ela foi capaz de criptografar o acesso aos 1TB em dados roubados durante o ataque — os cibercriminosos afirmam ter feito backups deles antes de que isso acontecesse.
NVIDIA já sofreu ataques no passado
Essa não é a primeira vez que os sistemas da fabricante de GPUS é alvo de cibercriminosos. Em 2020 ela foi uma das várias vítimas das invasões dos sistemas da SolarWinds, companhia responsável por fornecer tecnologias a mais de 100 empresas ao redor do mundo — e órgãos que incluem divisões federais dos Estados Unidos.
A ação da NVIDIA de contra-atacar os cibercriminosos é incomum e segue um caminho diferente do recomendado por especialistas em cibersegurança. A companhia ainda não detalhou como o ataque foi realizado, mas são grandes as chances de que falhas de segurança conhecidas tenham sido exploradas — outra possibilidade forte é que técnicas de engenharia social tenham sido usadas.
Ainda esta semana, a fabricante foi alvo de uma invasão em seu perfil do Instagram dedicado ao público brasileiro. Os responsáveis pelo ataque usaram a conta para realizar promoções falsas e angariar seguidores para outras contas com características suspeitas. A companhia já retomou controle sobre o perfil e pede para que consumidores fiquem atentos a mensagens com características duvidosas.
.....
Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Adrenaline para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.
Fonte: Tom’s HardwareDeu o troco: NVIDIA teria "hackeado" hackers que comprometeram sistemas de empresa - Adrenaline
Read More
No comments:
Post a Comment