Aos 5 anos, Miro Latansio Tsai foi considerado a pessoa mais jovem do mundo a descobrir asteroides pela agência espacial dos Estados Unidos (NASA). O menino foi responsável pela detecção de 15 corpos celestes por meio do programa International Astronomical Search Collaboration (IASC).
No Brasil, o projeto é comandado pela NASA em parceria com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). A agência estadunidense tem projetos importantes de exploração em andamento, como o Telescópio James Webb e as missões Artemis.
Em entrevista concedida ao jornal Folha de S.Paulo, a mãe de Miro, Carla Latansio, disse que o interesse do menino por astronomia é notável desde cedo. Aos 2 anos, o menino já reconhecia todos os planetas do Sistema Solar e, aos 4, foi inscrito no IASC.
Após aprender a usar o IASC para analisar imagens da NASA e identificar possíveis asteroides, Miro conseguiu encontrar corpos celestes em apenas um mês. O paulista ainda pretende participar do programa de astronomia Imagens do Céu Profundo e do projeto Globe, que monitora as circunstâncias climáticas globais.
O reconhecimento de Miro como a pessoa mais jovem a descobrir asteroides veio durante a 18ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, em Brasília. O garoto também recebeu dois certificados pelas descobertas no início de dezembro de 2021: um de mérito do MCTI e um do projeto IASC.
Você também se interessa por astronomia? Conte suas experiências nos comentários!
Brasileiro de 5 anos é a pessoa mais jovem do mundo a descobrir asteroides, segundo a NASA - Tudocelular.com
Read More
No comments:
Post a Comment