Uma nova pesquisa publicada na Global Change Biology mostra que o aquecimento das águas do Oceano Atlântico na costa nordeste dos Estados Unidos está mudando as migrações de um dos principais predadores da região: o tubarão-tigre. De acordo com os pesquisadores, esses gigantes das águas, que podem chegar a 4,5 metros de comprimento, estão se aventurando cerca de 400 quilômetros mais ao norte no verão e chegando cerca de um mês antes à região do que na década de 1980.
O estudo mostra que essas mudanças nos padrões migratórios dos tubarões acompanham quase que perfeitamente a evolução das mudanças na temperatura da água da região ao longo dos últimos anos, afirma a Smithsonian Magazine. O novo estudo, que combina quase dez anos de dados de rastreamento por satélite com 40 anos de registros de capturas de tubarões, mostra que a espécie está fazendo mudanças rápidas e significativas em seu alcance para lidar com efeitos das das mudanças climáticas.
A mudança nos padrões de migração traz preocupação para a Ciência. Neil Hammerschlag, pesquisador de tubarões da Universidade de Miami e principal autor do estudo, afirma que os predadores do ápice da cadeia alimentar ajudam a controlar e regular os ecossistemas onde vivem, mas os pesquisadores ainda não sabem dizer como os tubarões-tigre vão afetar os novos ecossistemas para os quais estão se movendo.
Além disso, as descobertas também têm implicações para a conservação da espécie porque, à medida que esses tubarões se movem mais para o norte, passam cada vez mais tempo fora de águas com alguma forma de proteção contra a pesca comercial.
Siga o Um só Planeta:
Mudanças no clima já impactam migração de tubarão-tigre - Um só Planeta
Read More
No comments:
Post a Comment