O Exynos 2200, apresentado oficialmente na última semana, é o novo processador top de linha da Samsung. A plataforma deve estrear com o Galaxy S22, previsto para ser lançado no início de fevereiro. Nesta terça-feira (25), a sul-coreana divulgou o vídeo de introdução oficial ao chipset que destaca os seus recursos avançados.
O vídeo de 2 minutos e 55 segundos detalha todo o conjunto do Exynos 2200 — incluindo sua CPU, GPU e NPU — com forte destaque para seu chip gráfico desenvolvido em parceria com a AMD. A GPU Xclipse, baseada na arquitetura RDNA 2, entrega ray tracing acelerado por hardware e alta eficiência com a tecnologia de sombreamento de taxa variável (VRS).
Com foco em jogos, a empresa afirma que os principais títulos exigem, além do poder gráfico da GPU Xclipse, alto desempenho em CPU. Para isso, é ressaltada a presença da arquitetura ARMv9 em três clusters, cedendo o “super núcleo” ARM Cortex-X2, além de 3 núcleos ARM Cortex-A710 e 4 núcleos ARM Cortex-A510.
O conjunto é responsável pela “agilidade em carregamento de aplicativos, multitarefa e renderização de vídeos mais fluida”, conforme explica a Samsung. O Exynos 2200 representa a estreia da tecnologia AMIGO, que otimiza o consumo de energia de todas as unidades de processamento, prometendo maior autonomia para os gamers.
O 5G é utilizado como referência para a possibilidade dos jogos em nuvem, sem muito alarde para as aplicações em alta qualidade de streaming e navegação na web com velocidades de até 10 Gbps. O modem do chipset oferece suporte legado ao 4G e padrões antecessores.
A NPU (“unidade de processamento neural”, em tradução livre) entrega desempenho de inteligência artificial aprimorado com “duas vezes mais poder de processamento em relação ao antecessor”, de acordo com o material. Essa divisão da plataforma habilita melhor processamento de imagem — área de poucas vantagens da geração anterior.
Por fim, o novo chipset abre portas para smartphones cujas telas atingem taxas de atualização de 144 Hz com suporte ao HDR10+. Atualmente, a frequência máxima dos celulares da sul-coreana é de 120 Hz, incluindo modelos como o Galaxy S21 e o Galaxy A52s.
Apesar das altas expectativas construídas ao longo dos últimos meses sobre o Exynos 2200, testes de benchmarks prévios indicam que o chip não tem fôlego para superar o Snapdragon 8 Gen 1, o processador carro-chefe da Qualcomm. Vale lembrar, em contrapartida, que o desempenho em casos de uso reais pode variar.
O que você achou das especificações do Exynos 2200? Pretende testá-lo em um futuro celular top de linha? Comente sua opinião!
Exynos 2200: Samsung lança vídeo promocional que destaca GPU AMD com Ray Tracing, NPU e mais - Tudocelular.com
Read More
No comments:
Post a Comment