-
A NASA disse em comunicado que o buraco negro supermassivo do centro da Via Láctea está disparando jatos de hidrogênio e outras substâncias;
-
Por meio de texto, a instituição afirma que o objeto é dono de uma massa de 4,1 milhões de 'Sóis' e que tem 'soluços' periódicos;
-
Os jatos com substâncias são lançados porque há uma gigantesca força de atração.
A Agência Espacial Americana (NASA) confirmou no site da instituição que o buraco negro supermassivo presente no centro da Via Láctea está disparando jatos de hidrogênio e outras substâncias. A informação contraria a ideia, muitas vezes difundida, de que a região estaria adormecida.
Leia também:
De acordo com trecho do texto da NASA, “o buraco negro da Via Láctea, com uma massa de 4,1 milhões de ‘Sóis’, não é bem um monstro em hibernação, mas apresenta ‘soluços’ periódicos conforme gases e estrelas e nuvens caem dentro dele.”
O buraco negro é considerado a força mais poderosa do universo, e surge de explosões de supernovas prestes a morrerem. Tais objetos constituem tamanha força gravitacional que nem a luz consegue escapar.
Os jatos com substâncias são lançados justamente por causa da enorme força de atração. Por puxarem gases, poeira cósmica, planetas e estrelas, os buracos negros eventualmente dispersam as substâncias em algo parecido a um sopro.
Alex Wagner, astrônomo e co-autor do estudo, na Universidade Tsukuba, no Japão, afirma que conforme o buraco negro “sopra através do gás, esse jato se dispersa em várias correntes. Essas correntes atravessam o disco de gás da Via Láctea”
As informações são da Istoé Dinheiro.
Buraco negro na Via Láctea está 'vazando', afirma NASA - Yahoo Finanças
Read More
No comments:
Post a Comment