Opção será habilitada automaticamente a partir deste mês de agosto
A Microsoft confirmou em seu site de suporte que o antivírus Microsoft Defender do Windows 10 passará a bloquear aplicativos potencialmente indesejados por padrão a partir do início de agosto. O suporte para o bloqueio deste tipo de aplicativo foi introduzido no Windows 10 v2004, mas este recurso precisava ser habilitado manualmente pelos usuários interessados.
Como habilitar e usar a Área Restrita do
Windows ou Windows Sandbox
Aplicativos potencialmente indesejados (PUAs) não são necessariamente malware, mas seu comportamento pode causar problemas no PC do usuário. Exemplos de aplicativos potencialmente indesejados incluem softwares que exibem anúncios inesperados e softwares que instalam outros programas no PC (em alguns casos isso ocorre sem o consentimento do usuário), por exemplo. Alguns softwares deste tipo podem até mesmo instalar mineradores de criptomoedas nos PCs dos usuários sem o seu consentimento.
Um exemplo pode ser visto na imagem abaixo, com o programa de instalação do software BurnAware Free para gravação de CDs/DVDs tentando enganar o usuário para fazer com que ele clique em Aceitar para que outro programa, o WinX DVD Ripper Platinum, seja instalado. A interface faz parecer que para prosseguir com a instalação do BurnAware Free os usuários também precisam aceitar a instalação do outro software, o que não é o caso:
Reprodução/Fabio Rosolen
Para ajudar os usuários, as versões recentes do Windows 10 agora bloquearão softwares potencialmente indesejados por padrão a partir deste mês de agosto. Os usuários que não quiserem utilizar este recurso do sistema operacional ainda poderão desativá-lo seguindo os passos abaixo:
- Abra o aplicativo Segurança do Windows clicando em seu ícone na área de notificação:
Reprodução/Fabio Rosolen
- Acesse a categoria Controle de aplicativos e do navegador:
Reprodução/Fabio Rosolen
- Clique no link Configurações de proteção baseada em reputação:
Reprodução/Fabio Rosolen
- Mova o slider da opção Bloqueio de app potencialmente indesejado para a posição Desativado:
Reprodução/Fabio Rosolen
Windows 10 vai bloquear aplicativos potencialmente indesejados por padrão - Adrenaline
Read More
No comments:
Post a Comment