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Sunday, August 29, 2021

Veja dez situações que todo gamer já passou enquanto jogava - TechTudo

O Dia Internacional do Gamer é comemorado neste domingo (29). No Brasil, jogos digitais estão entre as principais formas de diversão de 79% da população, de acordo com a Pesquisa Game Brasil de 2021. Seja no celular, computador ou consoles PlayStation, Xbox e Nintendo, jogadores passam por situações em comum. Entre elas está explicar que não consegue pausar um jogo online, perder uma partida porque a internet caiu ou, até mesmo, sair de um game furioso após uma derrota. Para celebrar a data, o TechTudo conta, a seguir, dez situações que todo gamer - dos mais experientes aos mais novos - já passou.

Veja situações que todo gamer já passou, desde se irritar com partidas a esquecer de salvar um jogo — Foto: Divulgação/Unsplash (by Jan Vasek)

Veja situações que todo gamer já passou, desde se irritar com partidas a esquecer de salvar um jogo — Foto: Divulgação/Unsplash (by Jan Vasek)

Você ainda joga games retrô nos consoles? Comente no Fórum do TechTudo.

Explicar para a família não é possível pausar jogo online

Até a popularização da internet no Brasil nos anos 90, os games eram jogados de maneira offline e podiam facilmente ser interrompidos para alguma atividade. Infelizmente ainda é necessário explicar para alguns familiares que não é possível congelar a ação dos outros 149 jogadores em uma partida Battle Royale de Call of Duty: Warzone, por exemplo, para resolver algum problema.

Explicar para a família que jogos online cheios de ação como Call of Duty: Warzone não têm pausa é um desafio para o gamer — Foto: Divulgação/Activision

Explicar para a família que jogos online cheios de ação como Call of Duty: Warzone não têm pausa é um desafio para o gamer — Foto: Divulgação/Activision

Explicar que Zelda não é o Link

Pode-se dizer que a Nintendo foi pioneira quando lançou The Legend of Zelda em 1986 ao não utilizar o nome do personagem principal no título do jogo. No entanto, isso também levou a uma longa história de pessoas que chamam o protagonista da série, Link, pelo nome da Princesa Zelda.

A empresa ainda emplacou outro jogo com o mesmo problema, Metroid, também de 1986, em que a protagonista Samus muitas vezes tem seu nome confundido com os alienígenas Metroid. Há muitas outros casos semelhantes, como Scorpion, chamado de Subzero amarelo, ou Luigi, confundido com um Mario verde.

O protagonista Link (com espada) em The Legend of Zelda constantemente tem seu nome trocado pelo da princesa da série — Foto: Reprodução/Nintendo

O protagonista Link (com espada) em The Legend of Zelda constantemente tem seu nome trocado pelo da princesa da série — Foto: Reprodução/Nintendo

Perder a partida porque a internet caiu

Desde que os jogos online se tornaram grande parte da cultura gamer, todos já tiveram que lidar com a queda da conexão no meio da partida. Normalmente ao cair no meio de um jogo a derrota é imediata, mas alguns games como Rocket League permitem o retorno posterior enquanto o resto do seu time tenta segurar as pontas. Em outros casos o jogador ainda é punido porque o jogo considera que o usuário desconectou de propósito, como costuma acontecer em Valorant, por exemplo.

Perder um jogo por queda na internet é frustrante, mas jogos como Rocket League ainda permitem tentar retornar para salvar a partida — Foto: Divulgação/Rocket League

Perder um jogo por queda na internet é frustrante, mas jogos como Rocket League ainda permitem tentar retornar para salvar a partida — Foto: Divulgação/Rocket League

Dar "rage quit"

Obviamente, há casos em que o usuário desconecta de propósito quando a derrota é eminente. O "rage quit", ou "desistência por raiva", é uma expressão para quando o usuário sai de uma partida com raiva, normalmente por estar perdendo.

O termo vale tanto para situações em que o usuário se desconecta ou quando apenas sai do jogo da forma tradicional. Nestes casos, normalmente o game considera o jogador que saiu como derrotado. É compreensível que, às vezes, é insuportável perder novamente uma partida de Fortnite bem no último círculo. O que não vale é comportamento tóxico!

Às vezes ao morrer bem no finalzinho de uma partida de Fortnite dá vontade de desligar o jogo de raiva — Foto: Divulgação/Epic Games

Às vezes ao morrer bem no finalzinho de uma partida de Fortnite dá vontade de desligar o jogo de raiva — Foto: Divulgação/Epic Games

Assistir gameplay para passar de uma fase difícil ou para comprar o jogo

As gameplays se tornaram uma grande parte da cultura gamer nos últimos anos, não só para entretenimento, mas como fonte de informação. Antigamente era preciso consultar como passar de uma fase em uma revista ou ler incontáveis reviews enquanto imaginava o jogo em sua cabeça para decidir se o comprava. Hoje em dia qualquer pessoa pode pesquisar na internet por um vídeo para encontrar uma passagem secreta em Hollow Knight ou assistir um pouco do jogo para decidir se faz seu estilo.

Hollow Knight é um jogo que teria vendido várias revistas Detonados, mas cujos segredos hoje podem ser descobertos em gameplays — Foto: Reprodução/Hollow Knight

Hollow Knight é um jogo que teria vendido várias revistas Detonados, mas cujos segredos hoje podem ser descobertos em gameplays — Foto: Reprodução/Hollow Knight

Esquecer de salvar o progresso

Este é um ponto que acontecia mais na época dos memory cards, onde era preciso salvar manualmente certos momentos do jogo. Atualmente a maioria dos games armazena seu progresso de maneira automática.

Ainda assim há jogos como The Elder Scrolls 5: Skyrim onde o jogador pode ficar preocupado com o momento em que o salvamento automático irá deixá-lo e preferir salvar por conta própria. Algo que também é extremamente comum é salvar o jogo e logo depois ficar na dúvida se realmente realizou a ação. Neste caso, gamers sempre salvam duas vezes por precaução.

Em The Elder Scrolls 5: Skyrim é sempre bom lembrar de salvar antes de causar confusão em uma cidade — Foto: Reprodução/Steam

Em The Elder Scrolls 5: Skyrim é sempre bom lembrar de salvar antes de causar confusão em uma cidade — Foto: Reprodução/Steam

Assoprar fitas para o jogo funcionar

Até o início dos anos 2000, antes dos jogos passarem a ser vendidos em CDs, era comum assoprar cartuchos para que os games voltassem a funcionar. No entanto, as análises técnicas sobre essas "fitas" utilizadas nos videogames dos anos 80 e 90 como Nes, Master System, Super Nintendo, Mega Drive e Nintendo 64 dizem que assoprar os cartuchos não resolvia o problema. Segundo especialistas, bastava tentar conectá-los novamente para obter o mesmo efeito. A longo prazo, isso danificava os jogos.

Assoprar fitas foi uma arte perdida após o Nintendo 64, quando houve a mudança para mídias óticas — Foto: Reprodução/Nintendo

Assoprar fitas foi uma arte perdida após o Nintendo 64, quando houve a mudança para mídias óticas — Foto: Reprodução/Nintendo

Alugar jogo na locadora

As locadoras de jogos foram mais populares durante os anos 80 e 90, mas muitas resistiram até mesmo depois disso. Para muitos jogadores, essas eram as únicas formas de experimentar sempre lançamentos e jogos que não necessariamente queríamos comprar.

Alguns títulos, como Biker Mice from Mars do Super Nintendo, era um clássico da época e muitos jogadores se lembram de terem alugado. A sensação de esperar por uma sexta-feira para reservar um game pelo final de semana, por preço promocional, ainda deve estar viva no coração de muitos players.

Biker Mice from Mars era um daqueles jogos que todos alugavam, mas poucos compravam — Foto: Reprodução/MobyGames

Biker Mice from Mars era um daqueles jogos que todos alugavam, mas poucos compravam — Foto: Reprodução/MobyGames

Ficar com o jogo ruim porque o CD arranhou

A mudança dos cartuchos para a mídia ótica nos videogames trouxe um novo problema de conservação: os riscos. A maioria dos arranhões em CDs, DVDs e Blu-rays são superficiais e atingem exatamente uma camada de proteção que impede os dados de serem danificados.

Alguns deles, porém, podem ser profundos o bastante para impedir a leitura do jogo. Um gamer que nunca perdeu dezenas de horas em um RPG como Final Fantasy 8 ou Xenogears para um risco pode se considerar sortudo.

Jogos como Final Fantasy 8 vinham em 4 CDs na época do PlayStation One e bastava um risco feio em um deles para provavelmente não conseguir terminar o game — Foto: Reprodução/Steam

Jogos como Final Fantasy 8 vinham em 4 CDs na época do PlayStation One e bastava um risco feio em um deles para provavelmente não conseguir terminar o game — Foto: Reprodução/Steam

Levar bronca por falar alto enquanto joga

Em algumas ocasiões a ação pode ficar extremamente caótica em um jogo online como PlayerUnknown's Battlergrounds, com tiros voando para todo lado, companheiros de time gritando e inimigos xingando. Quando respondemos no mesmo volume, é normal receber uma bronca de quem está ao redor porque eles não estão imersos na mesma ação.

Às vezes a ação fica intensa em jogos, especialmente games online como PlayerUnknown's Battlegrounds e o volume pode sair de controle — Foto: Reprodução/Steam

Às vezes a ação fica intensa em jogos, especialmente games online como PlayerUnknown's Battlegrounds e o volume pode sair de controle — Foto: Reprodução/Steam

Com informações de PlayStation Blog, Eurogamer

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