RIO - A globo.com vai ganhar uma nova versão a partir de hoje. A maior homepage do país terá mudanças na linguagem visual para permitir uma navegação mais fluida e interativa. O objetivo é reunir de uma forma ainda mais organizada e fácil as principais notícias no jornalismo, esporte e entretenimento.
A página reúne conteúdo das mais de 40 marcas do Grupo Globo, como os jornais O GLOBO e Extra, ambos da Editora Globo. O lançamento posicionará o portal como vitrine dos produtos do Grupo, além de servir como um parceiro de seus modelos de negócio.
— É uma marca que se alavanca nos conteúdos e serviços produzidos por todo o ecossistema do Grupo Globo. O que a gente faz é transformar a linguagem visual da página, para que a gente consiga ser cada vez mais assertivo — explica Thaísa Coelho, head da globo.com.
A globo.com tem em média 287 milhões de visitas mensais. É o maior alcance entre todas as homepages do segmento de agregadores de conteúdo do país. Na nova versão, as cores das verticais de conteúdo, tradicional marca da homepage, estão dispostas de um novo jeito.
Fluidez e organização
Essas cores continuam a organizar o fluxo de conteúdo da página — o chamado feed —, indicando de forma clara o que é jornalismo (vermelho), esporte (verde) e entretenimento (laranja), mas com uma nova abordagem, que permite a identificação mais rápida dos temas e a mesclagem dos assuntos com maior fluidez.
— Fazemos isso de uma forma mais fluida e confortável, numa solução desenhada com base no feedback dos próprios usuários. Você continua batendo o olho e percebendo rapidamente o que é cada assunto, mas consegue, em uma mesma tela, ter uma quantidade de temas ainda maior, só que de forma mais organizada — diz Thaísa.
E a executiva ressalta:
— Num mundo em que recebemos um volume absurdo de informações pulverizadas, não basta fazer uma excelente curadoria, é preciso que a navegação seja cada vez mais intuitiva e prática — completa.
!['É uma marca que se alavanca nos conteúdos e serviços produzidos por todo o ecossistema do Grupo Globo', diz Thaisa Coelho, head da Globo.com Foto: Fabio Rocha / Divulgação](https://ogimg.infoglobo.com.br/economia/25153478-3c7-080/FT1086A/x20210805_Thaisa-Coelho_FR_22.jpg.pagespeed.ic.6Oy6dNnI0A.jpg)
Thaísa destaca a variedade de conteúdo na globo.com como um diferencial para o usuário. Segundo ela, a nova globo.com também vai servir como uma janela de descoberta de novidades em segmentos como os de tecnologia e de moda e beleza.
A nova versão também investe na evolução da navegação pelo celular. Entre as mudanças, os elementos de interação com a página estão mais intuitivos, e o feed amplia tanto a distribuição de conteúdos de maior imersão, como vídeos, quanto aqueles para consumo mais rápido, como stories (ferramenta semelhante à do Instagram).
— A mudança permite que cada pessoa acesse o que quiser e na hora em que quiser. Nossos usuários já voltam em vários momentos do dia. O que fazemos agora é tornar a página ainda mais conveniente, entregando, na palma da mão, a melhor curadoria e a melhor forma de ofertar cada conteúdo — explica Thaísa.
Segundo a executiva, a nova versão da globo.com acompanha o movimento de transformação da Globo, ao colocar o usuário no centro da experiência e se beneficiar do uso de tecnologia e dados para tornar o produto ainda mais atraente:
— O fato de termos usuários muito engajados e alta taxa de leitores logados permite que conheçamos muito bem nosso público. Esse conhecimento embasa as evoluções de experiência.
Podcasts
Assim, as mudanças no produto vão além do novo visual. Ainda em 2021, a página vai passar por uma série de transformações na esteira do maior investimento em tecnologia e dados. Dessa forma, estarão cada vez mais presentes novos formatos de conteúdo, como podcasts e vídeos curtos, além de novas funcionalidades de atualização e de distribuição, como recomendação de conteúdo ao usuário.
O objetivo é que essa tecnologia por trás da página acelere a distribuição de conteúdo, alavancando a agilidade para atender aos interesses dos usuários.
— O que estamos fazendo agora é mais do que o relançamento do produto, é também o começo de uma nova era. Isso nos permite inaugurar uma jornada de inovação e experimentação, tornando a globo.com um ponto de partida cada vez mais eficiente no dia a dia dos brasileiros e mantendo a liderança no mercado de agregadores — diz Thaísa.
Portal globo.com estreia hoje sua nova versão - Jornal O Globo
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