A médica infectologista e epidemiologista Luana Araújo reforçou nesta terça-feira (6), em entrevista à CNN, que a vacina da Pfizer contra a Covid-19 continua sendo uma proteção eficaz contra a variante Delta, identificada pela primeira vez na Índia.
De acordo com autoridades de Saúde de Israel, uma pesquisa identificou que o imunizante perde eficácia contra a nova cepa. O levantamento apontou que, em fevereiro, o medicamento foi 95,8% eficaz em termos de prevenção de infecções. Já em junho, a medida caiu para 64%.
Para Luana Araújo, apesar da queda, o imunizante segue sendo uma arma "extremamente eficaz" contra a Covid-19 e, por isso, deve ser utilizada.
"Os dados trazem para nós um outro conceito, o de efetividade, que é como a vacina se comporta frente às variantes no mundo real", explicou Araújo à CNN. "Apesar de ter uma redução nesta proteção contra o adoecimento, continua sendo uma arma extremamente eficaz contra a doença grave", complementou.
A infectologista ressaltou que, para prevenir a disseminação da nova cepa para mais regiões do Brasil, as medidas não farmacológicas, como o uso de máscaras, são essenciais. No entanto, ela também afirmou que o país deve investir mais na "vigilância genômica".
"Precisamos antecipar o problema para que tenhamos as melhores ferramentas para combatê-lo se aparecer de fato."
Novos casos da variante Delta foram identificados recentemente em São Paulo e no Rio de Janeiro.

Vacina da Pfizer segue extremamente eficaz contra a Covid-19, diz Luana Araújo - CNN Brasil
Read More
No comments:
Post a Comment