Chuva de meteoros é registrada em SC
Uma chuva de meteoros que ocorre há dias terá seus pontos mais visíveis entre a noite desta quinta-feira (29) e a madrugada de sexta. Até 25 meteoros por hora poderão ser vistos, segundo informações o Observatório Nacional.
Para toda chuva de meteoros, há um ponto no céu de onde os meteoros parecem surgir, que é chamado de radiante. O radiante da chuva Delta Aquáridas do Sul está localizado próximo a Júpiter, e por isso é preciso encontrar o planeta no céu.
Segundo o astrônomo amador Jocimar Justino, uma dica para localizar Júpiter é que ele é o ponto [estrela] mais brilhante na direção Leste, onde o sol nasce.
Ainda de acordo com o Observatório Nacional, o ideal é tentar observar a chuva de meteoros antes das 23 horas desta quinta, para que o excesso de claridade da Lua não interfira na visão.
Imagem sobreposta mostra queda de meteoros durante chuva Delta Aquarídas no RS — Foto: Divulgação/Observatório Espacial Heller&Jung
A Rede Brasileira de Monitoramento de Meteoros (Bramon) dá ainda outras dicas para aumentar as chances de uma boa observação:
- Procurar um lugar escuro, preferencialmente em um local afastado das grandes cidades, para evitar a poluição luminosa;
- Desligar as luzes em volta para tornar o local ainda mais escuro;
- Utilizar uma cadeira de praia ou colchão para se deitar e observar o céu de forma mais confortável.
A chuva Delta Aquárida do Sul é formada por fragmentos do cometa 96P/Maccholz, descoberto em 1986 pelo astrônomo Donald Machholz. Uma chuva de meteoros acontece quando a Terra passa em zonas de detritos ou restos de passagens antigas de cometas.
Vídeos: Os mais assistidos do G1 nos últimos 7 dias
Chuva de meteoros: saiba como ver o fenômeno na noite desta quinta-feira - G1
Read More
No comments:
Post a Comment