Rechercher dans ce blog

Friday, June 18, 2021

Sucesso! Trio de astronautas já está a bordo da nova estação espacial chinesa - Canaltech

A nova estação espacial da China já tem seus primeiros tripulantes: a missão Shenzhou-12 foi lançada na noite de quarta-feira (16) por um foguete Long March 2F, a partir do espaçoporto de Jiuquan Satellite Launch Center. A missão levou três taikonautas para o Tianhe, o módulo central da estação Tiangong-3, que ficarão a bordo durante três meses para trabalhar em atividades de manutenção e testes. Esta foi a primeira missão tripulada lançada pela China em quase cinco anos.

A China Manned Space Engineering Office confirmou a acoplagem da nave Shenzhou-12 ao módulo cerca de seis horas e meia após o lançamento, e esta foi a primeira vez que a China realizou uma manobra autônoma rápida seguida da acoplamento com uma tripulação a bordo durante todo o procedimento. Ainda haverá alguns meses agitados pela frente, já que mais missões serão necessárias para dar seguimento à montagem da estação espacial chinesa (CSS, siga para Chinese Space Station), que, após finalizada, terá estrutura que lembra a forma da letra “T”.

Agora, os astronautas Tang Hongbo, Liu Boming e Nie Haisheng terão três meses de estadia a bordo da nova estação. Nie, o comandante da missão, afirmou em uma coletiva de imprensa que “o trio estava honrado em tomar a dianteira em uma série de missões tripuladas para a construção da estação espacial, e têm muitas expectativas", completando que eles não somente irão transformar o módulo central em um "lar espacial", como também realizarão uma série de verificações de tecnologia.

Nie esteve no espaço anteriormente com as missões Shenzhou-6, em 2005, e Shenzhou-10, em 2013. Já Liu Boming foi um dos tripulantes da missão Shenzhou-7, lançada em 2008, enquanto Tang Hongbo está em sua primeira experiência espacial. Durante os próximos meses, eles vão ajudar a ativar o funcionamento do módulo Tianhe e cumprir diferentes tarefas, como a realização de testes, verificações e operações do módulo e de sistemas, além de montagem e testes de trajes espaciais, da realização de dois spacewalks, de experimentos científicos e tecnológicos e, por fim, do monitoramento das condições de saúde.

Confira imagens da chegada dos astronautas ao módulo:

Lançado em abril, o Tianhe foi o primeiro componente lançado da nova estação Tiangong-3. Esta nave tem mais de 16 m de extensão e diâmetro de 4 m, e é a maior e mais massiva já construída pela China. O módulo Tianhe conta com dormitórios para os astronautas e um sistema de portas para acoplamento, que serão utilizadas durante as próximas missões de construção da estação e para a realização de atividades extraveiculares.

O módulo recebeu recentemente a nave cargueira Tianzhou-2, que levou mais de 6,6 toneladas de suprimentos para lá e segue acoplada à estrutura. Dentre as missões de montagem que ainda serão lançadas, ainda haverá duas para levar os módulos laboratoriais Wentian e Mengtian, que serão acoplados ao Tianhe. Depois, a China deve lançar mais três missões robóticas de abastecimento de suprimentos e outras três tripuladas durante a etapa de montagem da estação.

Fonte: Space.com (1, 2)

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.

Adblock test (Why?)


Sucesso! Trio de astronautas já está a bordo da nova estação espacial chinesa - Canaltech
Read More

No comments:

Post a Comment

Apple lança sistema antirroubo para iPhone; saiba como ativar - G1

1 de 1 iPhone ganha nova configuração para evitar roubos — Foto: Bagus Hernawan/Unsplash iPhone ganha nova configuração para evitar...