Em evento realizado na manhã desta quarta-feira (2), a Huawei oficializou o seu novo sistema operacional HarmonyOS. A intenção da empresa foi criar uma plataforma que seja integrada a muitos dispositivos distintos.
A novidade pode ser utilizada em celulares e outra série de dispositivos, como Smart TVs, tablets, relógios inteligentes e outros aparelhos de Internet das Coisas. O TudoCelular acompanhou o evento e conta os detalhes a seguir.
Integração
A Huawei iniciou a apresentação destacando que, atualmente, há um sistema diferente para cada tipo de produto. Isso, na visão da empresa, geraria uma experiência fragmentada, já que cada um precisaria ser compatível com o outro.
Com uma plataforma única, a empresa poderá facilitar a integração dos diferentes dispositivos utilizados no dia a dia.
A plataforma tem a capacidade de atender tanto telefones tops de linha quanto aparelhos que podem vir equipados até com 128 KB de memória RAM, o que compreenderia eletrodomésticos de Inteligência das Coisas.
Painel de Controle
Um dos principais recursos da interface é a presença do chamado Painel de Controle. Por ele, disponível para celulares, tablets e smartwatches, o usuário poderá ter uma central de gerenciamento dos dispositivos conectados na palma da mão.
Ele virá com widgets que permitem controlar as conexões Wi-Fi e Bluetooth sem precisar acessar as configurações. Além disso, o proprietário poderá tocar uma música e escolher em qual serviço de streaming será reproduzida, bem como o aparelho para tocá-la.
É por esta parte que o usuário terá a opção de ligar ou desligar os seus aparelhos conectados, bem como integrá-los diretamente ao smartphone, por ícones que fazem essa ligação ao ser arrastados em direção à “bolha” que representa o celular.
Super Dispositivos
Com HarmonyOS, a pessoa seria capaz de conectar o smartphone a um tablet ou um PC, por exemplo, e ter a telinha dentro do monitor maior, para arrastar conteúdos e facilitar edições, por exemplo, ou integrar diretamente aplicativos de mensagem.
Dá ainda para transferir uma videoconferência para uma Smart TV, a fim de ter uma imagem aplicada do que é possível observar na chamada.
Essa possibilidade é o que a Huawei chama de combinar aparelhos para formar Super Dispositivos, ou seja, algo que terá mais de uma função em um único espaço, devido à capacidade de se combinar com o ecossistema.
HarmonyOS Connect
Para facilitar a conexão entre diferentes dispositivos, a Huawei promete fornecer a integração entre os produtos apenas ao aproximar um aparelho do outro. Como exemplo, dá para integrar um smartphone a um micro-ondas conectado apenas ao aproximar o telefone do eletrodoméstico. Na tela, você terá receitas e outros recursos inteligentes.
Já em um refrigerador com o novo sistema operacional da fabricante chinesa, será possível acessar quais tipos de alimentos precisam ser armazenados em que temperaturas. A intenção da empresa é ajudar os usuários a aproveitarem mais as funções inteligentes dos seus aparelhos. Para isso, a Huawei terá uma série de parceiros para criar produtos com a sua nova plataforma.
Tela Inicial
A Tela Inicial do HarmonyOS pode ser customizada com widgets que permitem a você ter serviços e informações diretamente ao desbloquear o display, sem precisar abrir o aplicativo. Na prática, você poderá criar diferentes telas, para distintos segmentos, como entretenimento, produtividade e recursos de saúde.
Já a parte de tarefas abertas poderá mostrar qual outro Super Dispositivo está conectado naquele momento. Assim, você conseguirá arrastar um app para outro aparelho, o que o abrirá diretamente no outro produto.
Centro de Serviços
O HarmonyOS ainda contará com um Centro de Serviços para smartphones, tablets e relógios inteligentes, com o objetivo de abrigar todos os widgets disponíveis em um único espaço, além de uma série de informações importantes para você.
HarmonyOS vs EMUI
A Huawei ainda promete entregar um sistema que tenha mais performance do que a EMUI baseada em Android. Para isso, o segredo da empresa seria o gerenciamento de armazenamento interno.
A memória ROM da nova plataforma conseguiria gerenciar melhor o espaço com novos dados inseridos, de forma que, mesmo praticamente cheia, não irá afetar no desempenho do usuário em sua navegação.
A fabricante chinesa também declarou que, com o HarmonyOS, será possível jogar um game em 90 fps por mais de uma hora de autonomia adicional, em relação a um iPhone 12 com taxa de 60 fps.
Segurança
Para garantir a segurança dos usuários, a Huawei promete que aparelhos conectados somente se tornarão Super Dispositivos após passarem por uma série de autenticações, além de não disponibilizar acesso a uma câmera, por exemplo, em todo o momento para os produtos no mesmo ecossistema.
A companhia acrescentou que trabalha com uma série de certificações de segurança internacionais, a fim de garantir a proteção dos indivíduos contra ameaças cibernéticas para seus dados pessoais.
E aí, o que você achou do novo sistema operacional da Huawei? Compartilhe conosco a sua opinião!
Huawei apresenta HarmonyOS como seu novo sistema operacional para celular e outros aparelhos - Tudocelular.com
Read More
No comments:
Post a Comment