A Sonda Curiosity da NASA já rendeu grandes espetáculos vindos de Marte como a imagem com 1,8 bilhões de pixels revelada em março de 2020 e agora temos novas capturas vindas dela onde as nuvens marcianas são mostradas em alta qualidade.
As imagens das nuvens foram capturadas na área do equador de Marte durante a estação mais fria do planeta. Segundo a NASA, elas são formadas por cristais de gelo de água, o que as torna ainda mais interessantes para pesquisas sobre a presença de vida.
É interessante notar que estudos recentes mostram que as nuvens estão se tornando cada vez mais comuns no planeta. Entretanto, observações feitas pela Curiosity entre 19 de março e 31 de março deste ano apontaram que elas flutuam a uma altura de 60 quilômetros do solo e podem, na realidade, ser compostas por dióxido de carbono (gelo seco) ao invés de água.
As observações continuarão sendo realizadas normalmente para determinar a composição dessas nuvens, pois elas são essenciais para o clima marciano, que influencia diretamente na possibilidade de haver vida no planeta.
As imagens em preto e branco acima foram capturadas pelas Navcams, que são utilizadas também para navegação da Curiosity, mas há também a Mastcam, que é capaz de fazer imagens com mais cores, como você pode ver no GIF abaixo do Mont Mercou, onde atualmente o rover está localizado.
Além das nuvens, o rover Curiosity também estuda rochas marcianas, tudo visando desvendar os mistérios do passado e do futuro de Marte, onde fungos já foram encontrados e podem ser a primeira forma de vida já vista fora da Terra.
Qual você acha que será a próxima descoberta da Curiosity no Planeta Vermelho?
Curiosity: sonda da NASA captura imagens inéditas de nuvens em Marte - Tudocelular.com
Read More
No comments:
Post a Comment